Conclusões da investigação serão reveladas em publicações internacionais
2010-01-27
Por Carla Sofia Flores
Uma nova espécie animal foi descoberta no Canal de Mira da Ria de Aveiro por investigadores da universidade daquela cidade. Trata-se de um verme marinho baptizado de “Diopatra micrura” que, embora se assemelhe a outras duas espécies já registadas no mesmo local, apresenta-se como uma novidade para a ciência.
Após a análise do material biológico recolhido em várias campanhas de investigação, Ana Maria Rodrigues, Victor Quintino e Adília Pires constataram que a “Diopatra micrura” também habita a região costeira ao largo de Aveiro, da Nazaré, de Cascais e de Vila Real de Santo António.
Felizmente, ainda existem estes pequenos "milagres", onde os cientistas encontram novas espécies. No entanto, é fundamental apostar na prevenção da perda de biodiversidade em Portugal, uma vez que já contamos com 159 espécies em risco de extinção, entre elas 67 caracóis, 38 peixes e 11 mamíferos. É obrigatório contribuir para a manutenção da diversidade biológica e dos recursos genéticos no território e nas águas, proteger as espécies ameaçadas de extinção no âmbito regional e nacional e, ainda, contribuir para a preservação e a restauração da diversidade de ecossistemas naturais. É nosso dever enquanto cidadãos e habitantes deste mundo, que é de todos.
ResponderEliminarFonte: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1022953