terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Açores com Sítios de Interesse Comunitário - União Europeia classificou fontes hidrotermaisdos mares portugueses

CienciaHoje

2010-01-11

As duas fontes hidrotermais dos Açores agora classificadas são a «Menez Gwen», com uma área de dez mil hectares, e a «Lucky Strike», que se estende por mais de 19 mil hectares.


Trata-se de locais "muito importantes do ponto de vista biológico para a descoberta de novas enzimas, moléculas e proteínas, dadas as particularidades dos organismos que lá vivem", afirmou o director do DOP.

A classificação atribuída pela União Europeia permite ainda, segundo Ricardo Serrão Santos, "uma dimensão política importante aos estudos naqueles dois sítios, uma vez que passam a ser abrangidos por lei". O responsável sublinou ainda: "Esta classificação é representativa da importância do que está a ser feito em termos de protecção dos ambientes marinhos ao nível da União Europeia e da integração dos sítios de mar profundo no âmbito da Rede Natura 2000".

Interesse científico
O director do DOP recordou que os Açores já tinham submetido em 2004 ao Governo da República as propostas de classificação das duas fontes hidrotermais, salientando que a revisão dos conceitos para a inclusão dos sítios de interesse comunitário e zonas de protecção especial na Rede Natura 2000 foi "muito importante porque permitiu alargar a rede ao alto-mar e ao oceano profundo".

As duas fontes hidrotermais dos Açores assumem um especial interesse científico, nomeadamente na área do estudo da biodiversidade dos genomas das espécies marinhas de grande profundidade.

Os dois campos hidrotermais, localizados entre 140 e 180 milhas a sudoeste da ilha do Faial, encontram-se entre 800 e 1700 metros de profundidade, expelindo fluidos que chegam a ultrapassar 330 graus Celsius de temperatura, o que não impede a proliferação de inúmeras formas de vida naquelas zonas.

Sem comentários:

Enviar um comentário