Cogumelos (Saprófitas) - Parque das Austrálias - Matosinhos |
Chapéu (com esporos negros)e pé do cogumelo |
Fungos Saprófitas sobre um tronco cortado ( Decompositores) |
Os Cogumelos pertencem ao Reino Fungi e como tal são Heterotróficos por absorção.
Os diferentes processos de obtenção dos compostos orgânicos permitem considerar diferentes tipos de fungos, assim:
Decompositores ou Saprófitas
Fungos que obtêm energia, carbono e azoto diretamente da matéria orgânica morta. As hifas destes fungos libertam enzimas hidrolíticas que são lançadas para o substrato orgânico ocorrendo aí a digestão de moléculas complexas que o contituem. Decorre asim, uma digestão extracorporal. Durante a decomposição liberta dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera e repõe no solo minerais que as plantas poderão utilizar.
Sem a ação destes organismos e das bactérias decompositoras a matéria orgânica morta acumular-se-ia e esgotar-se-iam os recursos minerais no solo e de carbono atmosférico de que as plantas dependem para realizar a fotossíntese. Exemplos de fungos decompositores são os que se observam sobre os troncos de árvores em decomposição.
Parasitas
Fungos que colonizam organismos vivos, animais ou plantas, dos quais obtêm o alimento, com prejuízo para o hospedeiro. Os fungos parasitas são a causa de doença mais importante nas plantas (ex. tinta do castanheiro, míldio da vinha, etc) sendo também causadores de inúmeras doenças no Homem, tais como dermatomicoses, candidíase e endomicoses pulmonares e viscerais mais graves.
Simbiontes
Estes fungos vivem em estreita associação com outros organismos, sendo a relação benéfica para ambos.
Os líquenes são associações entre um fungo e uma alga verde ou uma cianobactéria e são frequentemente os colonizadores de diversos habitats terrestres.
As micorrizas são associações entre fungos filamentosos do solo e as raízes das plantas. Os fungos desempenham um papel relevante na nutrição mineral das plantas, que, em contrapartida, lhes fornecem o alimento de que necessitam.
Sem comentários:
Enviar um comentário