Apesar de a prova estar, na sua generalidade, de acordo com os programas homologados da disciplina, assim como articulada com a informação-exame divulgada pelo IAVE, I.P., gostaríamos de dar nota dos seguintes aspectos, que poderão originar constrangimentos na correta interpretação e resolução dos itens por parte dos examinandos.
Grupo I - item 1 - a razão entre isótopos tem sido abordada em provas anteriores em contextos de datação absoluta. A ausência de informação acerca da estabilidade do isótopo pesado 13C, associada ao não balizamento do item que remeta para um ratio quantitativo dificultaram a sua interpretação.
Grupo II - consideramos este grupo muito trabalhoso e, relativamente ao suporte documental, entendemos que o primeiro parágrafo fornece informação desnecessária à resolução dos itens, omitindo informações relevantes relativas à situação experimental descrita e fundamentais para a interpretação e correta resolução de alguns itens.
Grupo II - item 1 - entendemos que a formulação da hipótese é demasiado longa dependendo da referência a três conceitos: curvatura, substância e ápice. Sugere-se que a resposta seja contemplada com a omissão à referência “produzida no ápice”.
Grupo II - item 8 - pensamos que este item procedimental apresenta um grau de dificuldade elevado, dado o nível de abstração da experiência. Relativamente aos critérios de classificação, em alternativa ao 1.º tópico, sugere-se que seja admitida a referência a um bloco de ágar com a ausência de auxinas.
Grupo III - item 9 - entendemos que alguns processos de meteorização (como a haloclastia), dada a sua especificidade e não referência objetiva no programa, devam ser evitados.
Grupo IV - item 9 - apesar de cientificamente correto, consideramos que o recurso ao termo "espiráculos", do qual depende diretamente a correta resolução do item, pode ter condicionado fortemente a sua interpretação. Trata-se de um termo de utilização científica mais restrita, surgindo mais frequentemente na bibliografia com a expressão “aberturas”. A utilização do termo "traqueias", este devidamente balizado pelo programa, teria sido significativamente mais adequada.
("traqueias" diferente de "espiráculos - aberturas" _ nota mclameiras)
Registamos por fim que, nesta prova de exame, existe um desequilíbrio no grau de dificuldade entre as componentes de Biologia e Geologia, sendo que entendemos que o conjunto de itens correspondentes à componente de Biologia é mais complexa.
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