Património Geológico de Portugal
"O património geológico compreende as ocorrências naturais de elementos da geodiversidade – os geossítios – que possuem excepcional valor científico. Trata-se de locais onde os minerais, as rochas, os fósseis, os solos ou as geoformas possuem características próprias que nos permitem conhecer a história geológica do nosso planeta. Os geossítios, para além de terem um valor científico, podem igualmente ter um valor educativo e turístico, cujo uso sustentado deve ser promovido para usufruto da sociedade."
Os 300 geossítios mais importantes de Portugal estão reunidos num portal
Vestígios da locomoção de trilobites no parque icnológico de Penha Garcia Carla Carvalho Tomás (arquivo) |
"Há sítios para todos os gostos: pegadas de dinossauros, falésias que mais parecem mil-folhas, com estratos por cima de estratos acumulados há milhões de anos, paisagens graníticas ou minas. São 300 os geossítios reunidos num novo portal que resultam do projecto Identificação, caracterização e conservação do património geológico: uma estratégia de conservação para Portugal, representando as paisagens geológicas portuguesas de maior importância." (fonte)
Proposta de Trabalho BG_11º1
"Caça aos Tesouros" Geológicos:
1- Granito orbicular de Couto do Osso, Peneda - Arcos de Valdevez) (nº19)2- Eolianitos da Fonte da Areia (Porto Santo) (nº15, 3)
3- Vulcão das Sete Cidades (Açores) (nº12 e 20)
4- Península do Baleal (nº4 e 9)
5- Paisagem protegida da Arriba fóssil da Costa da Caparica (nº 1 e 8)
6- Granito-Xisto na Serra de Freita (nº2 e 6)
7- Pedras Parideiras - Arouca (nº7)
- entre outras Fontes:
Como fazer um poster
Sem comentários:
Enviar um comentário