O vulcão colombiano Nevado del Ruiz, que há 25 anos matou 23 mil pessoas, está novamente em actividade sísmica, registando desde quinta-feira 1100 movimentos, informou hoje o Observatório Vulcanológico e Sismológico de Manizales.
Segundo o organismo, a magnitude máxima registada foi 1.93 da escala de Richter e ocorreu às 05:26 de hoje (11:26, hora de Lisboa).
A actividade sísmica verificou-se na cratera Arenas, tendo aumentado a quantidade de dióxido de enxofre libertado para a atmosfera.
Habitantes das aldeias circundantes ao vulcão sentiram um forte cheiro a enxofre e, às primeiras horas da manhã, foi observada uma coluna de gás, de cor branca, sobre o cume do Nevado del Ruiz.
O Observatório de Manizales já alertou para o facto de o vulcão retomar "o seu nível de actividade anterior se aumentar o seu desequilíbrio".
A 13 de novembro de 1985, o vulcão Nevado del Ruiz entrou em erupção e causou uma avalancha de lava que soterrou o município de Armero, na província de Tolima, matando 23 mil pessoas.
Na altura, foi considerado o pior desastre natural da Colômbia.
Sem comentários:
Enviar um comentário