19:46
Pelo menos 16 pessoas morreram e outras 13 ficaram feridas hoje na Indonésia devido à erupção do vulcão Merapi, na ilha de Java, confirmaram fontes oficiais.
Fontes do hospital Panti Nugroho, na cidade de Yogyakarta, confirmaram que 13 pessoas com ferimentos foram hospitalizadas e que um bebé de três meses morreu devido a um grave problema respiratório provocado pela inalação de cinzas vulcânicas.
Pelo menos outras nove pessoas, de idade mais avançada, foram também hospitalizadas por problemas respiratórios.
O vulcão Merapi entrou hoje em erupção, emitindo por três ocasiões nuvens de cinzas vulcânicas.
As autoridades indonésias ordenaram na segunda-feira a retirada de cerca de 19 mil pessoas que vivem num raio de 10 quilómetros, depois de terem elevado o nível de alerta para erupção iminente.
O vulcão Merapi, situado 26 quilómetros a norte da cidade de Yogyakarta, é um dos 129 vulcões indonésios ativos com maior actividade, entrando em erupção, em média, de quatro em quatro anos.
O vulcão, que entrou em erupção pela última vez em 2006, já tinha expelido na segunda-feira pequenas quantidades de lava que atingiram o rio Gendol.
Em 2006, o vulcão entrou em erupção depois de um terramoto em Yogyacarta e provocou uma nuvem de cinza e gás que causou dois mortos.