quarta-feira, 24 de junho de 2015

Deteção precoce de cancro do pâncreas

Investigadora portuguesa revela novo método
de deteção precoce de cancro do pâncreas

Estudo publicado hoje na Nature

"Num estudo publicado esta quarta-feira na revista Nature, a investigadora Sónia Melo - distinguida este ano com uma das três Medalhas de Honra L'Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência - do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (Ipatimup), demonstra que a deteção de exossomas* com uma determinada proteína está relacionada com lesões malignas no pâncreas num estado inicial e que não são detetáveis por ressonância magnética.
...
Este estudo demonstra que a deteção de exossomas positivos para a proteína GPC1 que circulam no sangue de pacientes com cancro do pâncreas, pode ser utilizada como uma ferramenta de diagnóstico não invasiva (uma vez que os exossomas com estas características são detetados numa análise ao sangue) e como uma ferramenta para detetar fases iniciais de cancro do pâncreas.

*O que são os exossomas?
 
Os exossomas são nano-vesículas produzidas por todas as células do corpo humano. Estas vesículas contêm material genético (RNA e DNA) e molecular (proteínas e lípidos) representativo das células que lhes deram origem. Os exossomas, depois de produzidos, podem ser libertados na circulação sanguínea, chegar a órgãos distantes e alterar as células desses órgãos. 

Opiniões...

Parecer acerca da Prova Escrita de Biologia e Geologia 702 - 1ª Fase 2015
 
"Globalmente, a prova apresenta-se equilibrada, balizada pelos programas homologados da disciplina, assim como bem articulada com a informação-exame divulgada pelo IAVE, I.P.. Registamos equilíbrio entre as componentes de Biologia e Geologia, a anunciada avaliação de competências nos domínios concetual e procedimental, encontrando-se porém os temas de Geologia com uma melhor abrangência programática. A componente de Biologia surge excessivamente (quase exclusivamente) centrada em tópicos de Biologia Celular e Molecular, carecendo de uma abordagem mais sistémica e equilibrada do programa.

Os quatro grupos partem de suportes documentais com alguma complexidade interpretativa, encontrando-se os itens respetivos com níveis de dificuldade diferenciada. Os itens de construção afiguram-se-nos, na generalidade, com uma formulação algo aberta o que dificulta significativamente a concretização total dos tópicos requeridos nos critérios de classificação.

Entendemos que os critérios gerais e específicos de classificação, são coerentes cientificamente e globalmente adequados ao âmbito das questões, salvo a situação anteriormente referida.

Numa análise mais fina relativamente aos itens e respetivos critérios de classificação, entendemos que:
Grupo I, item 7 - seria de considerar o processo de diferenciação magmática, conteúdo programático significativo, como alternativa ao terceiro tópico (com falhas);
Grupo II, item 7 - item excessivamente centrado no processo bioquímico que entendemos periférico ao programa;
Grupo II, item 8 - Dado que o item é indutor da análise da produção moderada de ácido acético, sugerimos que, como alternativa ao tópico B, seja considerado igualmente a maior concentração de ácido láctico atingida ou concentração de ácido acético mais moderada. Sugere-se igualmente a aceitação do tópico C desde que presentes os tópicos A ou B;
Grupo III, item 5 - o conceito transgressão marinha assim como os seus efeitos estratigráfico/sedimentológicos não figuram nos programas da disciplina."

Coimbra, 23 de junho de 2015
A Direção Nacional da APPBG

 

E o anticlinal de Valongo aqui tão perto!...

"O Parque Paleozóico é delimitado a Norte pela cidade de Valongo e abarca a Serra de Santa Justa, parte da Serra de Pias e o vale do Rio Ferreira, que separa ambas.
            Foi criado em 1998, no sentido de preservar, divulgar e requalificar o vasto património geológico e mineiro aí existente. Mais tarde, iniciou-se a preservação do património biológico, com a integração desta área na Rede Natura, no ano 2000. "

...continua aqui: À Descoberta do Parque Paleozóico de Valongo
 
 

quinta-feira, 11 de junho de 2015

E agora ... EXAMES!



Os 12 erros mais comuns

O que é que os alunos de 20 valores têm para ensinar aos outros?


1.ª FASE DE EXAMES 

A 1.ª  fase de exames finais nacionais do ensino secundário decorre entre 15 e 25 de junho, sendo as pautas com os resultados afixadas no dia 13 de julho.

2.ª FASE DE EXAMES

A 2.ª  fase de exames finais nacionais do ensino secundário decorre entre 17 e 21 de julho, sendo as pautas com os resultados afixadas no dia 4 de agosto.

quarta-feira, 10 de junho de 2015

segunda-feira, 8 de junho de 2015

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Dia Mundial do Ambiente

"O Dia Mundial do Ambiente comemora-se a 5 de junho, data fixada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, com o objetivo de destacar a importância da proteção e preservação do ambiente, assim como alertar governos e populações para a necessidade de salvar o planeta.
O dia 5 de junho foi escolhido como forma de assinalar esta data já que marca o início das Conferências das Nações Unidas sobre o meio ambiente.
 
No sentido de comemorar o Dia Mundial do Ambiente, a AREAL EDITORES propôs estes 2 cartazes (em formato de imagem), "Áreas protegidas em Portugal" e "Plantas autóctones em Portugal".
 
Click para ampliar

Click para ampliar


quarta-feira, 3 de junho de 2015

Parabéns! ... à Zarco


   

Dia de Anos
Com que então caiu na asneira
De fazer na "quarta-feira"
"Sessenta e ...." anos! Que tolo!
Ainda se os desfizesse…
Mas fazê-los não parece
De quem tem muito miolo!
Não sei quem foi que me disse
Que fez  a mesma tolice
Aqui o ano passado…
Agora o que vem, aposto,
Como lhe tomou o gosto,
Que faz o mesmo? Coitado!
Não faça tal; porque os anos
Que nos trazem? Desenganos
Que fazem a gente velho:
Faça outra coisa; que em suma
Não fazer coisa nenhuma,
Também lhe não aconselho.
Mas anos, não caia nessa!
Olhe que a gente começa
Às vezes por brincadeira,
Mas depois se se habitua,
Já não tem vontade sua,
E fá-los, queira ou não queira!
(adaptação do original)
"quinta-feira"
"Vinte e seis"
Poemas de JOÃO DE DEUS