segunda-feira, 21 de julho de 2014

Exame de Biologia e Geologia .2ª Fase _ parecer da APPBG

Parecer acerca da Prova de Exame Nacional do Ensino Secundário - Prova Escrita de Biologia e Geologia 702 - 2ª Fase 2014

"Globalmente, a prova apresenta-se equilibrada, balizada pelos programas homologados da disciplina, assim como bem articulada com a informação-exame divulgada pelo IAVE, I.P..

Registamos igualmente um correto equilíbrio entre as componentes de Biologia e Geologia, na diversidade dos conteúdos avaliados, seja de 10/11º ano, seja nos seus diversos temas, assim como a avaliação de competências nos domínios concetual e procedimental.

Apesar de manter a tendência positiva, já identificada na prova da primeira fase, no que concerne ao maior grau de adequação e equilíbrio relativamente ao programa e às aprendizagens dos alunos e à melhoria da conceção, da estrutura geral e da formulação dos itens, esta prova apresenta um nível interpretativo mais elevado, incidindo em conteúdos e conceitos mais específicos, que elevam o nível de dificuldade geral da prova.

Entendemos que os critérios gerais e específicos de classificação, são coerentes cientificamente e globalmente adequados ao âmbito das questões.

Em relação aos itens propriamente ditos, alguns suscitam a nossa reflexão/comentário:

Grupo II - o suporte documental destaca-se pela sua maior extensão e complexidade, que mobiliza uma análise interpretativa significativamente mais elaborada, com alguma terminologia menos adequada ao programa e aprendizagens dos alunos ("radiância", "emergiram") e que não está suficientemente explícita nos documentos.

Grupo II, item 2 - a formulação inclui a opção "presença ou ausência de endossimbiontes", identificada como resolução do item. Porém, tal opção refere-se a um resultado experimental, dado que a presença de endossimbiontes é uma consequência da ausência de antibióticos, não constituindo, em si, uma condição diretamente manipulável no protocolo, como é próprio de uma variável independente. Assim, a resolução do item é possível embora num contexto de menor rigor científico.

Grupo III, item 8 - a utilização do termo "litologias" no enunciado, ao requerer a sua equivalência a produtos vulcânicos como escoadas e piroclastos, não se revela adequada, considerando que pode remeter o aluno para a identificação de rochas (litologias) que não se encontram expressas no documento."

A Direção Nacional da APPBG (Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia)
 

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Resultados de Exames 1ª Fase

Como era esperado a média de Biologia e Geologia subiu...

"Aumento da classificação média em 13 disciplinas""Na avaliação dos resultados, o MEC aponta que as classificações da 1.ª fase dos exames finais nacionais "evidenciam, na generalidade, uma melhoria relativamente aos anos anteriores".
 
Globalmente, ainda segundo o MEC, registou-se um aumento da classificação média em 13 disciplinas e uma redução nas restantes, com subidas das notas médias a Biologia e Geologia, com 10,7 (8,1 em 2013), e uma descida significativa nas reprovações nos exames, de 16% no ano passado, para 8% este ano. 
 
Também na disciplina de Português se verificou uma subida da nota média, com 10,7 (8,9 em 2013) e uma descida igualmente significativa das reprovações no exame, de 10% no ano passado, para 5% este ano. 
 
A Física e Química A, embora a média tenha subido - de 7,8 em 2013, para 8,8 este ano -, continua negativa, e as reprovações desceram de 24% para 19%, mantendo-se uma das disciplinas com mais "chumbos", tal como a Matemática.
 
Em Geometria Descritiva A, a média foi negativa (9,9), registando uma ligeira descida em relação ao ano passado, que tinha sido positiva (10,2), e as reprovações subiram de 13% para 14%.  "
 
ler mais aqui