terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Combustíveis fósseis: dependência do carvão

 

Alemanha: dependência do carvão ameaça cidades inteiras
http://greensavers.sapo.PT

Alemanha: dependência do carvão ameaça cidades inteiras


No ano passado, as fontes renováveis atingiram os 25% da capacidade total de energia na Alemanha. Ainda assim, o país ainda depende muito da extracção de carvão: o uso desta energia atingiu os valores mais altos dos últimos 20 anos, refere o Inhabitat.
Embora seja considerado um dos países mais progressistas do mundo em termos de produção de energia limpa, a Alemanha depende muito do carvão. Assim, várias cidades que datam da Idade Média vão ter de ser transferidas para outros locais para que as empresas de mineração as possam explorar.
... Mesmo que o país estabelecesse uma meta para eliminar a sua dependência de combustíveis fósseis até 2050, as emissões de carbono continuam a aumentar apesar do desenvolvimento das indústrias de energia solar e energia eólica.
notícia completa aqui
 

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

O antes e o depois das praias portuguesas

"E o mar aqui tão perto!"
(Porto-Matosinhos_foto: mclameiras)

Em Vila Praia Âncora, Barra, Furadouro, Pedrógão, Areia Branca, Praia Grande, Adraga e Costa da Caparica ou falta muita areia já não há praia por causa das tempestades das últimas semanas.

Veja as FOTOS do antes e do depois no    MAPA INTERATIVO

 Ler mais: http://visao.sapo.pt/o-antes-e-o-depois-das-praias-portuguesas=f770127#ixzz2ttbEEZlb
Interessante reportagem na VISÃO desta semana

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Documentário GeoPortugal

"O que somos? De onde vimos? O que nos traz o futuro? Estas são perguntas vulgares, que muitas vezes surgem como verdadeiros enigmas. A RTP2, a Unesco e a Farol de Ideias produziram um documentário sobre o papel das Ciências da Terra para o desenvolvimento sustentável. Trata-se de uma rodagem que vai desde Arouca à Ilha das Flores, nos Açores, passando pelos impactos da erosão costeira, a importância do alargamento da Plataforma Continental, sem esquecer os aquíferos e os impactos das alterações climáticas na qualidade de vida. Qual a importância das geociências?

A Terra e os seus subsistemas em interação
 Terra, Universo de Vida - 10º ano - Geologia , Porto Editora, 2003
 
No fundo, o conhecimento da litosfera, o «mundo das pedras», é tão importante e interessante quanto o da hidrosfera, da atmosfera e da biosfera. Todas estas «esferas» estão interligadas. A vida não seria possível sem essa relação que as Ciências da Terra estabelecem de uma forma holística, global."

Documentário no Farol de Ideias aqui:
http://www.faroldeideias.com/documentarios.php?programa=Geoportugal&id=702



22º Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores


Informações aqui

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Gripenet

Quer ajudar a vigiar a gripe? O Gripenet procura voluntários


Todos os residentes em Portugal podem participar na monitorização dos surtos de gripe. Basta registarem-se para a época de 2013-2014, num portal desenvolvido pelo Instituto Gulbenkian de Ciência.

A gripe
  • Os vírus da gripe
  • História(s) da gripe
  • Vigilância da gripe
  • No laboratório
  • Perguntas frequentes
  • Ligações sobre a gripe

  •  

    Como se transmite a gripe?

    O vírus Influenza é facilmente transmitido de pessoa para pessoa. Quando uma pessoa engripada espirra, tosse ou fala expele pequenas gotículas que contêm o vírus e que podem ser inaladas por outras pessoas.
    O vírus entra no nosso organismo pelo nariz, onde se multiplica, disseminando-se para a garganta e para o restante das vias respiratórias, incluindo os pulmões. Depois são necessários entre 1 a 4 dias até ao aparecimento dos sintomas – é o chamado período de incubação.

    Ao detetar o vírus, o nosso sistema imunitário inicia um processo de defesa que vai sendo apurado enquanto atua. Este processo de defesa está associado aos sintomas da doença e, de um modo geral, resulta na eliminação do vírus em cerca de uma semana.

    A gripe dissemina-se rapidamente em comunidades, em particular em condições de grande aglomeração como é o caso das escolas. Por outro lado, o tempo frio e seco permite que o vírus sobreviva mais tempo fora do nosso organismo e, como consequência, as epidemias sazonais nas zonas temperadas, como é o caso de Portugal, aparecem no final do outono, inverno e início da primavera.
    Homem a espirrar
    Vírus da gripe

    Fonte: CDC
    O vírus Influenza é facilmente transmitido de pessoa para pessoa. Quando se espirra, tosse ou fala expelem-se pequenas gotículas que contêm o vírus e que podem ser inaladas por outras pessoas.
     
    Saiba tudo sobre a gripe aqui:
    http://www.gripenet.pt/pt/sobre-gripe/