domingo, 24 de novembro de 2013

Semana da Ciência e da Tecnologia

A Semana da Ciência e da Tecnologia - 2013 culmina no domingo, 24, Dia Nacional da Cultura Científica.

Rómulo de Carvalho
 (António Gedeão)
"Rómulo de Carvalho foi professor, pedagogo e autor de manuais escolares, historiador da ciência e da educação, divulgador científico e poeta".

 ( 24 de Novembro de 1906 - Lisboa, 19 de Fevereiro de 1997)




 
Poema: António Gedeão
Canta Manuel Freire








 

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

" À DESCOBERTA DA CÉLULA"


Exposição dos trabalhos de grupo das turmas
do 10º ano de Biologia e Geologia da ZARCO
relativos às Estruturas Celulares
 
 

 
 

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Revista de Ciência Elementar


 Publicado o primeiro número da Revista

"A Revista de Ciência Elementar (RCE) é mais um passo no crescimento e sustentabilidade deste projeto da Fundação Calouste Gulbenkian, a Casa das Ciências – Portal Gulbenkian para Professores, com o mesmo objectivo de sempre ou seja, contribuir para a melhoria da qualidade do ensino das Ciências em Língua Portuguesa.
Dirigida a professores e alunos, bem como ao público em geral, esta revista recupera, por um lado, os contributos que os diferentes componentes do portal têm vindo a recolher ao longo dos últimos anos e, por outro lado, publica os melhores artigos que entretanto nos forem chegando, destinados fundamentalmente a clarificar, esclarecer e desenvolver conceitos de Ciência Elementar, sobretudo os que se encontram diretamente associados aos programas do Ensino Básico e Secundário."

domingo, 17 de novembro de 2013

domingo, 10 de novembro de 2013

Aprenda mais e melhor sobre DNA

"Sabia que..." Se todos os cromossomas humanos fossem unidos e esticados, mediriam quase dois metros?

O genoma mais longo
"Crê-se que uma flor branca de aspeto vulgar, a Paris japonica, tenha o genoma mais longo conhecido entre os eucariotas, com150 mil milhões de pares de bases - 50 vezes mais ADN que o genoma humano. Se fosse esticado , mediria mais de 91 metros!"

"Os genes condicionam quem somos. São a unidade básica da hereditariedade, cada um contendo um conjunto de instruções codificado para produzir determinadas proteínas..." (pág. 015 Revista QUERO SABER nº38 novembro 2013 )

(Consulte e leia na BIBLIOZARCO)

 

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

CICLO DO AZOTO

Bactérias intervenientes no Ciclo do Azoto

(veio a propósito dos seres  Autotróficos (fotossintéticos e quimiossintéticos) e dos Quimioheterotróficos (Quimioeterotróficos ou Quimio-heterotróficos?)

 
O processo pelo qual o nitrogénio ou azoto circula através das plantas e do solo pela ação de organismos vivos é conhecido como ciclo do nitrogénio ou ciclo do azoto. O ciclo do nitrogênio é um dos ciclos mais importantes nos ecossistemas terrestres. O nitrogênio é usado pelos seres vivos para a produção de moléculas complexas necessárias ao seu desenvolvimento tais como aminoácidos, proteínas e ácidos nucleicos.
O principal repositório de nitrogênio é a atmosfera (78% desta é composta por nitrogênio) onde se encontra sob a forma de gás (N2). Outros repositórios consistem em matéria orgânica nos solos e oceanos. Apesar de extremamente abundante na atmosfera o nitrogênio é frequentemente o nutriente limitante do crescimento das plantas. Isto acontece porque as plantas apenas conseguem usar o nitrogênio sob três formas sólidas: ião de amônio (NH4+), ião de nitrito (NO2-) e ião de nitrato (NO3-), cuja existência não é tão abundante. Estes compostos são obtidos através de vários processos tais como a fixação e nitrificação. A maioria das plantas obtém o nitrogênio necessário ao seu crescimento através do nitrato, uma vez que o íon de amônio lhes é tóxico em grandes concentrações. Os animais recebem o nitrogênio que necessitam através das plantas e de outra matéria orgânica, tal como outros animais (vivos ou mortos).
continua aqui

terça-feira, 5 de novembro de 2013

O que se aprende nas aulas de BIOLOGIA!

Melanina é a denominação genérica de uma classe de compostos poliméricos derivados da tirosina, existente nos reinos Animal, Planta e Protista e cuja principal função é a pigmentação e proteção contra a radiação solar. É a melanina que, por exemplo, confere pigmentação à pele, aos olhos e aos cabelos dos mamíferos.
fonte imagem



A falta de melanina dá origem a uma condição denominada albinismo. (biozarco12)


Síntese da melanina


A síntese de melanina é teoricamente explicada pela presença de uma enzima - tirosinase - concentrada no aparelho de Golgi dos melanócitos. O pigmento é originado a partir da polimerização do aminoácido tirosina por intermédio da ação da tirosinase, a qual passa de aminoácido incolor a um pigmento castanho. A tirosina polimerizada deposita-se em vesículas denominadas melanossomas, as quais se deslocam pelos prolongamentos citoplasmáticos dos melanócitos, sendo transferidos para os queratinócitos através de um processo de secreção.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Melanina

Muito bem Paulo!

File:Illu skin02 pt.jpg
Wikipédia


segunda-feira, 4 de novembro de 2013

O frágil ecossistema de uma das borboletas mais raras do País

"A borboleta-azul é uma espécie frágil e com baixa tolerância a variações no ecossistema. Com um ciclo de vida único, precisa de condições ecológicas específicas para se reproduzir."

http://videos.sapo.pt/8e2zJZVggEckerHnkY0e