terça-feira, 3 de fevereiro de 2009
Descobertas 10 novas espécies de anfíbios
Um grupo de cientistas ao serviço da organização norte-americana Conservation International descobriu, na Colômbia, 10 novas espécies de anfíbios. A investigação teve lugar na região montanhosa de Darien, na fronteira com o Panamá, e a descoberta foi noticiada na segunda-feira, 2 de Fevereiro. Veja a galeria de imagens das espécies descobertas.
As descobertas incluem nove espécies de rãs e uma de salamandra. A região de Darien é conhecida pela sua riqueza em espécies endémicas, e a Colômbia é um dos países do mundo com maior variedade de anfíbios - mais de 754 espécies identificadas.
Os anfíbios são considerados pelos cientistas importantes indicadores da saúde de um ecossistema e até da existência de condições para a vida humana, já que a sua pele permeável os expõe directamente aos elementos externos e à eventual degradação do meio ambiente. Quase um terço da população total de anfíbios no planeta corre risco de extinção.
Imagem:
© Conservation International Colombia, fotografia: Marco Rada
Saber mais:
Site da Conservation International
SAPO Saber: anfíbios
Página sobre o Parque Nacional Darien (património da humanidade) no site da UNESCO
03 de Fevereiro de 2009
Etiquetas:
Anfíbios,
Biodiversidade,
Espécies Novas
domingo, 1 de fevereiro de 2009
Vulcão deixa Alasca em alerta
Vulcão deixa Alasca em alerta
Há 20 horas
LOS ANGELES, EUA (AFP) — O Alasca se encontrava em estado de alerta nesta sexta-feira pela atividade de um vulcão perto de sua principal cidade, Anchorage, informaram fontes oficiais.
O vulcão Redoubt, com cerca 3.108 metros de altitude, a 150 km da cidade de 280.000 habitantes, registrou mais atividade sísmica do que o normal nos últimos cinco dias.
"Os níveis sísmicos se elevaram nas últimas oito horas. O Redoubt permanece em alerta laranja para a Aviação e em nível de alerta de observação para o vulcão", disse o Observatório Vulcanológico do Alasca em um comunicado, acrescentando que seu pessoal está trabalhando 24 horas.
O observatório esclareceu ainda que "imagens capturadas com webcams e informes de pilotos indicam que o vulcão não entrou em erupção".
ver aqui
Subscrever:
Mensagens (Atom)