quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Similaridades genéticas e relações evolutivas

Hibridização de DNATestando similaridades usando DNA

 Os cientistas utilizaram cinética do DNA para investigar relações evolutivas usando uma técnica chamada hibridação DNA-DNA ( figura à esquerda).
Cada molécula de DNA é feita de duas cadeias (tiras) de nucleotídeos. Se as tiras forem aquecidas, elas separam-se e conforme arrefecem, a atração dos nucleotídeos irá fazer com que se unam novamente.
Para comparar espécies diferentes, os cientistas cortam o DNA das espécies em pequenos segmentos, separam as tiras e misturam o DNA. Quando o DNA das duas espécies se unem, a combinação entre as duas tiras não será perfeita já que há diferenças genéticas entre as espécies – e quanto mais imperfeita a combinação for, mais fraca a ligação entre as tiras. Essas ligações fracas podem ser quebradas com apenas um pouco de calor, enquanto que combinações mais próximas requerem mais calor para separar as tiras de novo.

Hibridaçao de DNA pode medir quão similar o DNA de espécies diferentes são.

 














 Quando se aplicou essa técnica nos relacionamentos entre os primatas, ela sugeriu que humanos e chimpanzés carregavam DNA mais parecido entre si do que com DNA de gorilas e orangotangos.
 Imagem do Sibley cortesia de Thayer Birding Software.Relações hipótese baseada em dados de hibridização DNA-DNA
Hipótese de relações evolutivas entre humanos e os seus parentes mais próximos baseadas em dados da hibridização do DNA

 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário