quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Quero Saber - Fruta vs. legumes: O que realmente os distingue?

Vagem - fruto das Leguminosas (ervilheira)
Quero Saber - Fruta vs. legumes: o que realmente os distingue?

"Pensamos normalmente nos legumes como algo que acompanha a refeição e na fruta como algo que comemos a seguir ou entre refeições. Contudo, a diferença é mais científica que isso e, na verdade, depende em parte da planta ingerida.

A maioria das plantas cresce a partir de sementes, que são produzidas no interior do  órgão feminino da planta, o ovário. Uma vez desenvolvidos, a maioria dos ovários transforma-se num fruto que protege as sementes e promove a sua dispersão. O fruto é a parte da planta que contém as sementes e inclui melões, laranjas e até tomates e pimentos.

Os frutos podem ser secos ou carnudos. As vagens são frutos secos que contêm as sementes para dispersão. Os frutos carnudos, ou drupas, incluem os pêssegos e as framboesas. As drupas tendem a ser garridas para atrair animais e ajudar a espalhar sementes. Os pêssegos vêm de um único ovário e têm uma semente protegida por um caroço, rodeado por casca carnuda. Ao contrário da crença popular, a framboesa não é uma baga. As bagas são frutos com sementes e polpa produzidas a partir de um único ovário, e a framboesa é o produto de muitos ovários, ou drupas, aglomerados – as drupéolas.

A palavra legume é usada para todas as outras partes comestíveis de uma planta, incluindo folhas (espinafre), flores (brócolos), caules (aipo), raízes (cenouras), tubérculos (batatas) e bolbos (alho). Nem todas as partes de todas as plantas podem ser ingeridas – algumas são venenosas.
"

Sem comentários:

Enviar um comentário