domingo, 30 de novembro de 2014

Vulcão da Ilha do Fogo - Cabo Verde _ 7 dias de atividade

2014-11-23_Vulcão da ilha do Fogo, em Cabo Verde, entrou em erupção
"O vulcão da ilha cabo-verdiana do Fogo entrou hoje de madrugada em erupção e obrigou a um plano de evacuação em vários pontos da ilha, não havendo para já notícias de vítimas."
 

2014-11-23_Erupção na ilha cabo-verdiana do Fogo era "previsível"
"A última erupção do vulcão na ilha do Fogo ocorreu a 02 de abril de 1995, e teve a duração de um mês, destruindo centenas de casas e de culturas, mas sem provocar vítimas mortais."

2014-11-24_Erupção do vulcão Fogo: Corte geral de energia na ilha do Fogo        


2014-11-25_O vulcão da ilha do Fogo continua com “explosões violentíssimas”, apesar de a lava já estar “mais branda”, afirmou esta terça-feira a geóloga cabo-verdiana Sónia Silva Vitória. (Vídeo)

“Ao final da tarde, o vulcão apresentava seis a sete bocas eructáveis com saída de lava e nuvens de gases. As explosões são violentíssimas mas a lava está a avançar mais lentamente”, sintetizou a geóloga cabo-verdiana ligada à Universidade de Cabo Verde que está no terreno a avaliar a situação.
Sónia Vitória adiantou que estão a decorrer dois tipos de explosões: as de gases e as piroclásticas (uma mistura de areias, cinzas e escórias), sendo que a coluna de fogo “chega a atingir uns 100 metros de altura”.
A geóloga cabo-verdiana esclareceu que, ao final da tarde, “a lava avançava mais lentamente” e “as duas frentes estavam praticamente estáveis”, mas ressalvou a imprevisibilidade da situação.

A geóloga adiantou que “o ponto mais violento” do dia terá ocorrido entre as 16h e as 18h locais (entre as 17h e 19h em Lisboa), quando ocorreram “explosões violentíssimas que obrigaram as pessoas a fugir por causa da chuva de areia vulcânica trazida também pelo vento”.


2014-11-26_Vulcão na ilha do Fogo engole estradas e não só.
Velocidade da lava estava a três metros por hora ao final da tarde. Veja os números da destruição.

2014-11-27_ "A cidade de São Filipe,  no Fogo, acordou esta quinta-feira, 27, com um cheiro forte de enxofre e uma chuva intensa de areia fina, indicam fontes do jornal cabo-verdiano A Semana."

Populares começam a usar máscaras de gás.

Vulcão do Fogo em erupção a 27 de Novembro. O vulcão entrou em actividade a 23, engolindo o Parque Natural do Fogo. Cabo Verde, 2014



2014-11-27_Grande explosão de lava no vulcão da ilha do Fogo
"As sete bocas da erupção vulcânica que assola desde domingo a ilha do Fogo, Cabo Verde, uniram-se esta quinta-feira numa só, provocando uma grande explosão de lava com a torrente a ter cerca de um quilómetro de largura."

 


2014-11-28_Vulcão em Cabo Verde atinge "grau de catástrofe"
As sete bocas da erupção vulcânica uniram-se numa só
foto JOAO RELVAS/LUSA
Vulcão em Cabo Verde atinge "grau de catástrofe"
 
 



2014-11-29_Redução do fluxo de magma pode salvar povoado de Portela – geofísico

2014-11-30_Erupção vulcânica: População de Portela vive momento de grande aflição

A população de Portela no interior de Chã das Caldeiras passa neste momento por uma situação aflitiva dado ao avanço das lavas que já consumiram totalmente a sede administrativa do Parque Natural do Fogo recentemente inaugurado. 
A situação neste momento é de muita preocupação, com os raros moradores que regressaram à localidade a tentarem resgatar os seus haveres, já que, de acordo com a proteção civil e especialistas em vulcanologia, as lavas avançam a um “ritmo ameaçador”, a uma velocidade de cerca de 20 metros por hora.

Ilha do Fogo

Mapa do Fogo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    


Chã das Caldeiras e Pico do Fogo

Fogo (ou Djarfogo que significa Ilha do Fogo[2] ) é uma das 10 ilhas que constituem o arquipélago de Cabo Verde, foi uma das primeiras Ilhas a ser povoada. São Filipe é a terceira cidade mais antiga do arquipélago. A ilha é vulcânica e é a mais saliente do grupo, devido à altitude do vulcão Pico do Fogo. O vulcão tem estado historicamente ativo e sua última erupção teve início em 23 de novembro de 2014[3] . A sua característica mais espetacular é uma cratera com 9 km de largura, com uma bordeira de 1 km de altura. A cratera tem uma fenda em sua parede oriental, e um grande pico eleva-se em seu centro. O cone central Pico constitui o ponto mais elevado da ilha (2829 m) e seu cume é cerca de 100 m mais alto do que a bordeira da cratera que o circunda. Lava do vulcão tem alcançado a costa oriental da ilha em tempos históricos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilha_do_Fogo
 

Sem comentários:

Enviar um comentário