sábado, 11 de outubro de 2014

Jornadas de Reflexão_APPBG

Programa
Professores querem aproximar avaliações externa e interna em Biologia e Geologia
 
A Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia (APPBG) defendeu hoje que a avaliação dos alunos nos exames nacionais deve aproximar-se dos resultados obtidos na escola.
"Existe uma diferença assinalável entre a avaliação interna dos alunos nestas áreas, promovida pelas escolas, e a avaliação externa dos alunos, através dos exames", disse à agência Lusa o vice-presidente da associação, Nuno Santos.
Este dirigente falava a propósito das Jornadas da Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia, subordinadas ao tema "Metas, programas e exames nacionais de Biologia e Geologia -- Tendências e perspetivas", realizadas hoje, em Coimbra.
No encontro, em que participaram 160 docentes de todos o país, foi discutida "a discrepância, talvez exagerada", entre a avaliação efetuada nas escolas e a avaliação externa, através dos exames nacionais, salientou.
Importa que haja "articulação entre programas e exames", defendeu Nuno Santos, realçando a importância de professores de Biologia e Geologia, autores dos programas e responsáveis pela avaliação externa terem discutido este assunto durante todo o dia.
Nos trabalhos, que decorreram no auditório do Colégio da Rainha Santa Isabel, intervieram o presidente do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), Hélder Dinis de Sousa, e o diretor-geral da Direção Geral da Educação, Fernando Egídio Reis, entre outros convidados.
O programa incluiu a discussão dos resultados de dois inquéritos aos professores, efetuados pela APPBG, sobre a aplicação dos programas de Biologia e Geologia e sobre os exames nacionais.
A associação está empenhada "em fazer diminuir a diferença" entre a avaliação interna e a avaliação externa dos alunos, o que a levou a organizar este primeiro encontro de reflexão.
"O diálogo com a tutela é a única forma de avançar, para que essa discrepância desapareça", afirmou Nuno Santos.

Jorge Bonito -Coordenador da equipa autoral das metas curriculares de C. Naturais do E. Básico
Fernando Egídio Reis, Diretor-Geral, Direção Geral da Educação
Isabel Paiva, Professora aposentada

"A crise matrimonial entre Programas e Avaliação é bem mais grave do que pensava", dizia  hoje, o presidente do IAVE, aos professores presentes. 
(Fotos mclameiras)

Comunicações das Jornadas -  aqui (APPBG)

Codigo Genético


sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Anomalias genéticas _ Mutações Génicas

}O genoma de um indivíduo pode sofrer alterações  designadas de mutações. Estas podem ocorrer quer nas células somáticas quer nas células da linha germinativa.
}As Mutações podem classificar-se em Mutações Cromossómicas (estruturais ou numéricas) e Mutações Génicas.
}As alterações do material genético podem ocorrer em diferentes cromossomas e condicionar diferentes fenótipos.
}Neste trabalho - Webquest- , o desafio é selecionar uma das anomalias génicas  propostas, ou outra, e sobre ela fazer uma pequena pesquisa.
 (Ver as orientações no Moodle).
 
Anomalias já selecionadas pelos alunos (11º1ª): 
  • Mutação CCR5 delta 32 (Mafalda e M. Inês)
  • Albinismo (J.P. e Lourenço)
  • Coreia de Huntington (J. Costa e G. Duarte)
  • "Doença dos pezinhos" (Sofia e Leonardo)
  • Distrofia muscular de Duchenne  (J. Dionísio e G. Ferreira)
  • Síndroma de Rett (Joana M. e Ana Filipa)
  • Diabetes insípida nefrogénica (Inês B. e B. Ramos)
  • Síndroma Ehlers Danlos  (Rui F. )
  • Daltonismo - (Tomás e Júlio)
  • Síndroma de Hunter (Eduardo e Joana C.)
 

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Nobel da Química recompensa três pioneiros da “nanoscopia”

     www.público.pt/

O Prémio Nobel da Química foi atribuído a Eric Betzig, do Instituto Médico Howard Hughes (EUA), Stefan Hell, do Instituto Max Planck (Alemanha), e a William Moerner, da Universidade de Stanford (EUA), pelo “desenvolvimento da microscopia de super-resolução por fluorescência”...

Desde 1873 que se presumia que os microscópios ópticos não vêem para além de pequenas bactérias. Os laureados contornaram essa limitação ao ponto de conseguir ver moléculas individuais nas células vivas.

continua aqui

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

A vida dupla da bactéria mais mortífera do planeta

"Ana Sousa Manso, uma cientista portuguesa a acabar o doutoramento na Universidade de Siena em Itália em parceria com a Universidade de Leicester no Reino Unido, é a primeira autora num estudo que identifica o mecanismo por detrás da capacidade infecciosa daquela que é a bactéria mais mortífera no planeta - a Streptococcus pneumoniae (vulgarmente chamada pneumococo). A descoberta, hoje publicada na revista Nature Communication, culmina quase 1 século de investigação desde que em 1933, se mostrou que a bactéria, capaz de causar pneumonia e meningites que matam milhões de pessoas por ano, podia também viver sem sintomas nas vias respiratórias humanas.Este artigo foi escrito por Catarina Amorim no âmbito de um projecto para a divulgação da ciência portuguesa "

continua aqui

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Replicação da molécula de DNA


"A enzima responsável pela síntese de DNA é a DNA polimerase. Em procariotas, encontramos 3 tipos de DNA polimerase: DNA pol I; DNA pol II e DNA pol III. Através de experimentação com mutantes bacterianos, sabe-se que DNA pol I tem papel representativo na correção de erros e que DNA pol III é a principal enzima para síntese de DNA (recentemente, duas novas polimerases, DNA pol IV e DNA pol V, ambas associadas à reparação de erros no DNA foram inseridas neste rol). Em eucariotas há um grande número de polimerases. Para replicação, são necessárias as polimerases alfa, delta e epsilon. A polimerase beta está associada a correção de erros e a polimerase gama é responsável pela replicação do DNA mitocondrial. Caracteristicamente as DNA polimerases apresentam atividade polimerásica 5´-3´ e atividade exonucleásica 3´-5´. Esta última assegura a correção de possíveis erros de pareamento durante a síntese de DNA. O sistema funciona pela competição dos sítios catalíticos: Como a afinidade do sítio polimerásico é maior que a do sítio exonucleásico, apenas quando o nucleotídeo alocado não realiza o pareamento adequado é possível removê-lo. Há, ainda, a atividade exonucleásica 5´-3´ exibida pela DNA polimerase I, que permite a remoção dos iniciadores e auxilia no reparo a erros identificados após a replicação."

ler mais aqui




O DNA não se replica sozinho

Para que o processo de replicação se inicie, é necessária a atuação de uma enzima, a helicase. A enzima liga-se à cadeia de DNA e desliza sobre esta, quebrando as ligações entre as duas cadeias de nucleótidos - ligações de hidrogénio - ficando então as duas cadeias de DNA separadas. Em seguida, os nucleotídeos livres existentes no núcleo ligam-se, por complementaridade de bases, à cadeia de DNA. De uma cadeia original de DNA formam-se duas. A replicação do DNA é o processo de auto-duplicação do material genético, mantendo o padrão de herança ao longo das gerações.
Cada cadeia do DNA é duplicada formando uma fita híbrida, isto é, a cadeia velha pareia com a cadeia nova formando um novo DNA; de uma molécula de DNA formam-se duas outras iguais a ela. Cada DNA recém formado possui uma das cadeias da molécula-mãe, por isso o nome semi-conservativa.
Ao mesmo tempo em que a helicase vai abrindo a molécula de DNA, outra enzima chamada polimerase liga um grupo de nucleotídeos que se pareiam com os nucleotídeos da molécula-mãe.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Replica%C3%A7%C3%A3o_do_DNA

Além da capacidade de duplicação, o DNA também é responsável pela síntese de outro ácido nucleico muito importante para a célula: o ácido ribonucleico ou RNA.

terça-feira, 30 de setembro de 2014

É possível observar DNA a olho nu?


 Foto 1- O esmagamento permite a desagregação
 dos tecidos e paredes celulares


Foto 2- Filamentos de DNA na interface
 extrato de kiwi-etanol

Foto 3- DNA das células do Kiwi
(fotos mclameiras)

Os resultados e as explicações ...
 Assim que derramamos o etanol gelado no extracto de kiwi começam a notar-se filamentos brancos muito finos de DNA que se formam na interface entre as duas camadas (Foto 2).
Por que colocamos o detergente?
O detergente presente no líquido da louça ajuda a dissolver a bicamada lipídica que faz parte da membrana plasmática e das membranas dos organelos, incluindo o invólucro nuclear.

Por que colocamos o sal (NaCl )?
O cloreto de sódio permite a neutralização da carga negativa conferida ao DNA pelo grupo fosfato (Na+ liga-se ao grupo PO4-). Assim, impede-se a repulsão entre as moléculas de DNA, permitindo a sua agregação de modo a formar filamentos mais espessos e compridos, facilmente visíveis a olho nu. O sal ajuda ainda a manter as proteínas dissolvidas no líquido extraído, impedindo que elas precipitem com o DNA.
Por que colocamos o etanol?
O ADN não é solúvel em etanol (álcool etílico). Quando as moléculas são solúveis num dado solvente, dispersam-se nesse solvente e não são, portanto, visíveis. Por outro lado, quando as moléculas são insolúveis num dado solvente, agrupam-se, tornando-se visíveis. Quanto mais gelado estiver o álcool, menor é a solubilidade do DNA.
O DNA é menos denso que a água, posicionando-se na parte superior do filtrado. Quando se adiciona lentamente etanol ao filtrado os filamentos de DNA ascendem lentamente na camada do etanol, surgindo mais próximo da superfície (Foto 3).
A formação de bolhas de ar devido ao "choque térmico" ajuda nessa ascensão. 

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

A descoberta da estrutura do DNA (1953)


DNA - Dupla hélice

História

"Quando, em abril de 1953, James Watson e Francis Crick publicaram na revista Nature um pequeno artigo de uma página descrevendo a estrutura da molécula de DNA, talvez não tivessem ideia dos rumos que tomaria a biologia dali em diante. Cinquenta anos depois, ambos seriam testemunhas da conclusão do sequenciamento do genoma humano, considerado por muitos como o maior feito científico dos últimos cem anos.
Watson e Crick assistiram também à descoberta de formas de intervir no DNA, que levaram à criação de organismos geneticamente modificados, programados para produzir proteínas de interesse médico ou económico: o segredo da vida nunca esteve tão próximo. Da mesma forma, o estudo do DNA conservado em fósseis revolucionou a paleontologia ao reconstruir com detalhes inéditos a história do surgimento da espécie humana e de sua dispersão pelo globo.O prémio Nobel em medicina foi proferido aos três cientistas que trabalharam juntos para obter a molécula de DNA."


 James Watson, Francis Crick e  Maurice Wilkins - Nobel de medicina/fisiologia em 1962 "pela descoberta da estrutura do DNA"
 
James Watson Biography Photo

"James Watson conta a historia engraçada e franca de como ele e seu colega investigador, Francis Crick, descobriram a estrutura do DNA."




Comparação entre as moléculas dos dois principais Ácidos Nucleicos:

 RNA e DNA

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

terça-feira, 23 de setembro de 2014

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Como criamos proteínas?

Quero Saber (revista nº 21 - Junho 2012)
Consultar na Bibliozarco

 

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Novas espécies de animais marinhos em forma de cogumelo

Biólogos dinamarqueses descreveram recentemente na revista online PLoS ONE duas misteriosas novas espécies de animais marinhos em forma de cogumelo, que não pertencem a nenhum dos filos (grandes grupos que compõem o sistema científico de classificação) do reino Animalia.
 ...
Apesar das semelhanças com as medusas (filo Cnidaria) e as água-vivas-de-pente (filo Ctenophora) os dois organismos não partilham as suas características distintivas, por exemplo os cnidócitos dos Cnidários e os cílios (filamentos) dos Ctenóforos, referem os autores no artigo científico.
notícia completa AQUI

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Exame de Biologia e Geologia .2ª Fase _ parecer da APPBG

Parecer acerca da Prova de Exame Nacional do Ensino Secundário - Prova Escrita de Biologia e Geologia 702 - 2ª Fase 2014

"Globalmente, a prova apresenta-se equilibrada, balizada pelos programas homologados da disciplina, assim como bem articulada com a informação-exame divulgada pelo IAVE, I.P..

Registamos igualmente um correto equilíbrio entre as componentes de Biologia e Geologia, na diversidade dos conteúdos avaliados, seja de 10/11º ano, seja nos seus diversos temas, assim como a avaliação de competências nos domínios concetual e procedimental.

Apesar de manter a tendência positiva, já identificada na prova da primeira fase, no que concerne ao maior grau de adequação e equilíbrio relativamente ao programa e às aprendizagens dos alunos e à melhoria da conceção, da estrutura geral e da formulação dos itens, esta prova apresenta um nível interpretativo mais elevado, incidindo em conteúdos e conceitos mais específicos, que elevam o nível de dificuldade geral da prova.

Entendemos que os critérios gerais e específicos de classificação, são coerentes cientificamente e globalmente adequados ao âmbito das questões.

Em relação aos itens propriamente ditos, alguns suscitam a nossa reflexão/comentário:

Grupo II - o suporte documental destaca-se pela sua maior extensão e complexidade, que mobiliza uma análise interpretativa significativamente mais elaborada, com alguma terminologia menos adequada ao programa e aprendizagens dos alunos ("radiância", "emergiram") e que não está suficientemente explícita nos documentos.

Grupo II, item 2 - a formulação inclui a opção "presença ou ausência de endossimbiontes", identificada como resolução do item. Porém, tal opção refere-se a um resultado experimental, dado que a presença de endossimbiontes é uma consequência da ausência de antibióticos, não constituindo, em si, uma condição diretamente manipulável no protocolo, como é próprio de uma variável independente. Assim, a resolução do item é possível embora num contexto de menor rigor científico.

Grupo III, item 8 - a utilização do termo "litologias" no enunciado, ao requerer a sua equivalência a produtos vulcânicos como escoadas e piroclastos, não se revela adequada, considerando que pode remeter o aluno para a identificação de rochas (litologias) que não se encontram expressas no documento."

A Direção Nacional da APPBG (Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia)
 

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Resultados de Exames 1ª Fase

Como era esperado a média de Biologia e Geologia subiu...

"Aumento da classificação média em 13 disciplinas""Na avaliação dos resultados, o MEC aponta que as classificações da 1.ª fase dos exames finais nacionais "evidenciam, na generalidade, uma melhoria relativamente aos anos anteriores".
 
Globalmente, ainda segundo o MEC, registou-se um aumento da classificação média em 13 disciplinas e uma redução nas restantes, com subidas das notas médias a Biologia e Geologia, com 10,7 (8,1 em 2013), e uma descida significativa nas reprovações nos exames, de 16% no ano passado, para 8% este ano. 
 
Também na disciplina de Português se verificou uma subida da nota média, com 10,7 (8,9 em 2013) e uma descida igualmente significativa das reprovações no exame, de 10% no ano passado, para 5% este ano. 
 
A Física e Química A, embora a média tenha subido - de 7,8 em 2013, para 8,8 este ano -, continua negativa, e as reprovações desceram de 24% para 19%, mantendo-se uma das disciplinas com mais "chumbos", tal como a Matemática.
 
Em Geometria Descritiva A, a média foi negativa (9,9), registando uma ligeira descida em relação ao ano passado, que tinha sido positiva (10,2), e as reprovações subiram de 13% para 14%.  "
 
ler mais aqui

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Exame Biologia e Geologia - 1ª Fase 2014

 
Parecer acerca da Prova de Exame Nacional do Ensino Secundário

Prova Escrita de Biologia e Geologia 702 - 1ª Fase 2014

"Globalmente, a prova apresenta-se equilibrada, balizada pelos programas homologados da disciplina, assim como bem articulada com a informação-exame divulgada pelo IAVE, I.P.. Registamos igualmente um correto equilíbrio entre as componentes de Biologia e Geologia na diversidade dos conteúdos avaliados, seja de 10/11º ano, seja nos seus diversos temas, assim como a avaliação de competências nos domínios concetual e procedimental.
Relativamente às provas dos últimos dois anos, esta configura-se-nos bem construída e mais adequada à avaliação das aprendizagens dos conteúdos e procedimentos elencados no programa, ao nível etário de alunos de 11º ano, assim como à literacia científica e de língua materna exigíveis neste nível de ensino. Os quatro grupos contêm suportes documentais mais explícitos, tendo a generalidade dos itens uma formulação mais objetiva, estando mais centrada no conhecimento do que na interpretação. Apresenta-se igualmente equilibrada quanto ao grau de dificuldade dos itens.
Entendemos que os critérios gerais e específicos de classificação, são coerentes cientificamente e globalmente adequados ao âmbito das questões. Porém, reconhecemos a utilização pontual de termos/processos importantes para a boa compreensão dos documentos e correta resolução de itens, que, apesar de cientificamente válidos, são desconhecidos da generalidade dos estudantes deste nível de ensino. Referimo-nos ao processo de frutificação dos fungos patente no suporte documental e requerido para resolver o último item da prova."
A Direção Nacional da APPBG

domingo, 15 de junho de 2014

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Olimpíadas Portuguesas de Biologia



Classificação 2ª Eliminatória 10º ano 









Parabéns,

Maria Inês Venâncio Soares Lopes, aluna do 10º 1, da Escola Secundária João Gonçalves Zarco pela participação e posição honrosa nos 10 melhores classificados nas Olimpíadas Portuguesas de Biologia de 2014.

Parabéns a todos os participantes!

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Lista das praias portuguesas com melhor qualidade de água (2014)

E o mar aqui tão perto...

Concelho de Matosinhos

Consulte a LISTA


Reserva Natural das Berlengas


A Reserva Natural das Berlengas é considerada Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO desde 30 de Junho de 2011.

 Investimento de €1,3 milhões vai repor biodiversidade da Berlenga

 "Durante os próximos quatros anos, a Reserva Natural das Berlengas será alvo de um projecto de restauração ambiental que tem como principal objectivo garantir a preservação dos seus valores naturais. A parceria, que junta uma ONG, o Estado, uma autarquia e uma universidade, prevê assim aliar desenvolvimento sustentável, turismo responsável e conservação dos valores naturais da Reserva Natural das Berlengas, num exemplo de gestão de uma área protegida." ler noticia completa aqui

Cabo Verde e sustentabilidade

Os projectos mais sustentáveis de Cabo Verde (com VÍDEO)

Os projectos mais sustentáveis de Cabo Verde (com VÍDEO)

 
"O prémio, que arrancou há sete anos em Portugal e já chegou ao Brasil, aterrou finalmente em terras cabo-verdianas e os resultados estão à vista: 15 premiados, entre vencedores e menções honrosas, e a certeza de que, em Cabo Verde, sustentabilidade não é uma palavra vã." (continua)

terça-feira, 3 de junho de 2014

Homenagem a Maurice e Katia Kraft - morreram há 23 anos

Katia e Maurice Krafft (1942-1991) e (1946-1991) 

    "Katia e Maurice Krafft - um casal de vulcanólogos franceses que pertence à lenda da comunidade científica das últimas décadas. Cientistas, mas também exímios caçadores de imagens, em filme e em fotografia, apaixonados «pelas montanhas vivas», segundo as suas próprias palavras - o seu nome é sinónimo de intrepidez: onde houvesse um vulcão em erupção, lá estiveram, na primeira linha. Vulcão! (Vulcano!)é um documentário sobre a atividade dos Krafft, mostrando-os em acção um pouco por todo o mundo, do Hawai à Indonésia, do Stromboli a Chichón."
Inúmeras, lindíssimas e impressivas imagens de diferentes tipos de atividade vulcânica - incluindo imagens de arquivo dos anos 30 - e também exemplos de erupções causadoras de catástrofes humanas, estão presentes neste videograma, onde surgem alguns fenómenos menos comuns, como as nuvens ardentes ou um lago de ácido sulfúrico. Não estão ausentes explicações da atividade vulcânica - desde logo a teoria das placas - mas o mais notável deste documentário são as poderosas imagens nele recolhidas, numa tónica de maravilhamento ante uma das manifestações mais impressionantes da atividade geológica do nosso planeta."

"Destemidos a presenciar a pouca distância erupções violentas, foram por isso considerados como loucos por muitos cientistas.  Os dois desapareceram, numa nuvem ardente, durante a explosão do vulcão Unzen, no Japão, em 3 de junho de 1991."




 

sábado, 24 de maio de 2014

Mostra Pedagógica na ZARCO

Decorreu nos dias 15 e 16 de Maio, no pavilhão da Escola Secundária João Gonçalves Zarco, a Mostra Pedagógica dos cursos/disciplinas a funcionar, dinamizada pela Equipa de Projetos e Grupos Disciplinares. 

ZARCO (foto de R.Correia)
BIOLOGIA E GEOLOGIA
(foto mclameiras)
BIOLOGIA E GEOLOGIA


Trabalhos de alunos de  7º ANO
(fotos mclameiras)

terça-feira, 20 de maio de 2014

Sismologia


A amplitude das ondas sísmicas registadas em sismogramas permite calcular a magnitude dos sismos, que é uma medida da energia libertada em cada evento e, portanto, uma medida da sua grandeza absoluta, independente da distância.


http://www-ext.lnec.pt/LNEC/DE/NESDE/welcome.html

 Slides:http://www.slideshare.net/ivasantos/sismologia-3061593


segunda-feira, 19 de maio de 2014

Os sismos


Os sismos aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=MoUmqT-5InU



Sismicidade em Portugal



Sismo foi só susto mas deixa aviso para risco de catástrofe

por PATRÍCIA JESUS18 dezembro 20094 comentários
Sismo foi só susto mas deixa aviso para risco de catástrofe
O sismo de ontem (18/dezembro/2009 foi sentido por todo o País, mas não passou de um abalo moderado. Um aviso a lembrar que Portugal está numa zona de risco sísmico significativo e que um terremoto como de o 1755 pode voltar a acontecer. Mesmo assim foi o mais forte desde 1969. E se há quarenta anos os lisboetas saíram para rua, ontem concentraram-se nas redes sociais 'online'.
noticia completa aqui



 













MEDIDAS DE AUTOPROTEÇÃO

ANTES DO SISMO

_ Aprende a desligar a água, o gás e a eletricidade.
_ Coloca os objetos mais pesados nas prateleiras mais baixas das estantes.
_ Não deixes objetos espalhados nos corredores e saídas.
_ Não coloques a cama junto de janelas.
_ Em casa tem sempre à mão rádio e lanterna, com pilhas de reserva, e uma caixinha de primeiros socorros.
_ Diz aos teus familiares para terem em casa: Um extintor; Os medicamentos mais necessários; Reservas de água e comida (enlatada e embalada).    

DURANTE O SISMO

_ Vai para um lugar seguro... RÁPIDO! Debaixo de uma mesa resistente ou da cama; Nos cantos das salas ou vãos de portas; Ajoelha-te; Cobre a cara e a cabeça com as mãos; Não utilizes elevadores e escadas.
_ Afasta-te de: Vidros; Janelas; Objetos que possam cair; Centro das salas.
_ Na rua vai para um local aberto.
_ Afasta-te de: Postes de eletricidade; Árvores; Candeeiros; Edifícios e muros; Vai para o meio da rua.
_ Locais com muitas pessoas (ex.: cinema e centro comercial): Não corras para a saída. Todos têm tendência para correr, o que está errado porque podem magoar-se; Vai para um lugar seguro, rapidamente. Não saias de lá antes de o sismo terminar.

LOGO APÓS O SISMO

_ Corta imediatamente o gás, eletricidade e água porque podem haver fugas.
_ Utiliza a lanterna a pilhas. Não acendas velas, fósforos ou isqueiros. Não ligues nem desligues interruptores.
_ Fica afastado de fios elétricos soltos e não toques nos objetos metálicos que estejam em contacto com eles.
_ Não andes descalço porque podes magoar-te.
_ A seguir ao primeiro abalo sísmico pode haver outros abalos de menor intensidade (réplicas).
_ Fica atento à queda de objetos, protege a cabeça e a cara. Usa um casaco, manta ou capacete.
_ Afasta-te da praia ou do mar. Pode haver uma onda gigante (tsunami ou maremoto).
_ Nunca uses elevadores, sai pelas escadas.
_ Cumpre as recomendações transmitidas pela rádio.
_ Contar até 50 em voz alta ajuda-te a ficar calmo.

Proteção civil -Açores

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Vulcões (casal Kraft)



Katia e Maurice Kraft (1942-1991) e (1946-1991) 
Katia e Maurice Kraft estão entre os vulcanólogos mais célebres do mundo.

Os dois desapareceram durante a explosão do vulcão Unzen, no Japão, em 3 de junho de1991.

domingo, 11 de maio de 2014

Geoparques Vulcânicos

Geosfera- Vulcanismo

Geoparques Vulcânicos - Episódio 1


"Os vulcões são um dos fenómenos ao mesmo tempo mais assustadores e atrativos da natureza. As regiões onde existem vulcões (ativos ou inativos) ou atividade vulcânica secundária (géisers, fumarolas, nascentes termais de origem vulcânica, etc.) possuem uma diversidade litológica, mineralógica, edafológica e paisagística únicas, condicionando significativamente o modo de vida das pessoas. 
A Europa tem uma rede de Geoparques que encerra a história da criação da Terra nas suas diferentes fases. 
O Geosfera viajou com especialistas e explica porque tem o planeta azul os contornos que hoje conhecemos.

Esta série de 7 episódios explica conceitos como a destruição da orla costeira pela força do mar e do vento e porque é o oceano um elemento fundamental na formação das futuras montanhas. Ou ainda como a baleia e o elefante descendem de um antepassado comum.
Uma rota pelas várias ciências da geologia, além do atrativo turístico tão explorado por toda a Europa."


segunda-feira, 5 de maio de 2014

Canhão submarino junto de Portugal é local com mais lixo detectado em estudo

Trabalho internacional liderado pela Universidade dos Açores analisou detritos em vários locais no mar Mediterrâneo e nos oceanos Atlântico e Árctico. Em todos encontrou lixo.
Lixo observado no chão marinho
ler a notícia aqui
...
“Descobrimos que o plástico foi o lixo mais comum encontrado no chão marinho, enquanto o lixo associado às actividades de pesca (linhas e redes de pesca deitadas fora) eram particularmente comuns nas dorsais oceânicas e nos montes submarinos. A acumulação mais densa de lixo foi encontrada em profundidade nos canhões submarinos”, explicou Christopher Pham da Universidade dos Açores, num comunicado da Universidade de Plymouth, do Reino Unido.
continua ...

domingo, 4 de maio de 2014

FELIZ DIA DA MÃE

A MÃE E A CRIANÇA – PINTURA A ÓLEO
PABLO PICASSO (PORTFÓLIO)

quinta-feira, 1 de maio de 2014

"A Natureza no seu melhor"



"Podem parecer insectos felizes ou zangados devido às marcas que carregam nos dorsos e que se assemelham a desenhos de faces humanas. Porém, estes padrões coloridos são essenciais para a sobrevivência dos insectos na natureza.
Os predadores associam estas formas coloridas a veneno e, devido a esta protecção ilusória, os insectos têm menos probabilidades de serem comidos por outros animais."

segunda-feira, 28 de abril de 2014

A propósito de planetas...


...leia na revista QUERO SABER de maio de 2014, já na  BIBLIOZARCO.

domingo, 27 de abril de 2014

sexta-feira, 25 de abril de 2014

O "25 de abril" na ZARCO




PARABÉNS!


Parabéns a todos os que colaboraram nesta elucidativa exposição comemorativa dos 40 anos da Revolução dos Cravos a decorrer na Escola Secundária João Gonçalves Zarco de Matosinhos.


quinta-feira, 24 de abril de 2014

Faixa Piritosa Ibérica (FPI)



http://pt.wikipedia.org/wiki/Castro_Verde


Cristais de PIRITE
A pirite é um mineral de cor amarela latão, de brilho metálico ("ouro dos tolos") e de composição química  Sulfureto de Ferro (FeS2).
Cristaliza no sistema cúbico. A sua forma cristalina mais frequente é cúbica. Também pode ocorrer segundo uma macla característica denominada cruz de ferro.
A pirite é o sulfureto mais comum que aparece na Natureza. Este mineral é ubíquo(encontra-se ao mesmo tempo em vários lugares), encontrando-se em rochas eruptivas como mineral acessório, como produto de segregação magmática, ocorrendo ainda em rochas sedimentares e metamórficas de contacto e em todos os jazigos minerais metálicos, exceto nos pegmatitos.
Frequentemente aparece associada à calcopirite, blenda e galena.
A pirite contém, em média, 46,6% de ferro e 53,4% de enxofre, além de níquel, cobalto,cobre, zinco, prata, ouro, tálio, entre outros.
Muitas vezes é explorada para a obtenção destes elementos, embora a sua utilização mais comum seja no fabrico de ácido sulfúrico.
pirite. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [Consult. 2014-04-24].

terça-feira, 22 de abril de 2014

Dia Mundial da Terra

HOME - O MUNDO É A NOSSA CASA

Home é um documentário lançado em 2009, produzido pelo jornalista, fotógrafo e ambientalista francês Yann Arthus-Bertrand.


O filme inteiramente composto de imagens aéreas de vários lugares da TERRA, mostra-nos a diversidade da vida no planeta e como a Humanidade está ameaçando a equilíbrio ecológico.

SINOPSE DO FILME


Em 200 mil anos na Terra, a Humanidade tem perturbado o equilíbrio do planeta, estabelecido por quase 4 biliões de anos de evolução. O preço a pagar é alto, mas é tarde demais para ser pessimista: a Humanidade tem apenas 10 anos para inverter esta tendência e tornar-se consciente da extensão total da destruição da Terra e alterar os seus modelos de consumo. Yann Arthus-Bertrand, o realizador, traz-nos imagens aéreas únicas de mais de 50 países para partilhando esperanças e receios num filme que lança a primeira pedra do edifício que, todos juntos, teremos de reconstruir.

ver também Condomínio da TERRA"
comentário

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Descoberto planeta rochoso "quase TERRA" extra-solar

Foi detectado, pela primeira vez, um planeta rochoso pouco maior do que o nosso e situado na zona dita “habitável” de uma estrela anã.

ANA GERSCHENFELD
17/04/2014 www.publico.pt/

Representação artística do planeta Kepler-186f, com a sua estrela anã ao fundo NASA/SETI/CALTECH
Uma equipa internacional de astrónomos anunciou esta quinta-feira a descoberta do primeiro planeta extra-solar parecido com a Terra que, em teoria, poderia ter água líquida à sua superfície – condição sine qua nonpara a vida ­– por estar situado na zona dita "habitável" em torno da sua estrela. Os resultados, obtidos graças ao telescópio espacial Kepler da agência espacial norte-americana NASA, foram publicados na revistaScience.
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88 mil toneladas de resíduos perigosos em Gondomar



PEDRO SALES DIAS 16/04/2014

Governo visitou o antigo complexo das minas de São Pedro da Cova e garantiu que a remoção demorará nove meses. Mas falta o visto do Tribunal de Contas.
Freguesia está preocupada com a qualidade da água.
“Neste passivo ambiental de São Pedro da Cova consolidaram-se um conjunto de riscos ao longo destes 13 anos que vão ser resolvidos nos próximos nove meses.
continua
Os resíduos – chumbo, cádmio, crómio, arsénio e zinco – estão depositados, mas não estão visíveis já que ao longo das últimas décadas foram cobertos por terra. Os detritos foram ali colocados depois do encerramento das minas, no final da década de 1970.
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São Pedro da Cova quer requalificação ambiental e cultural do espaço como recompensa.

Noticia relacionada aqui:
Associação alerta para "perigo iminente" nas minas de S. Pedro da Cova

Publicado em 2014-02-14

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Espanha perdeu 10 milhões de andorinhas desde 2004

Espanha perdeu 10 milhões de andorinhas desde 2004
"Milhares de andorinhas que regressam à Europa na Primavera, vindas do continente africano, onde se abrigaram durante o Inverno, estão em perigo, de acordo com a Sociedade Cientifica de Conservação SEO/Birdlife."
“O uso intensivo de insecticidas na agricultura mata o principal alimento das andorinhas – pulgões e insectos voadores”, observa o técnico da Sociedade Espanhola de Ornitologia, Blas Molina.
Actualmente, já não se lavra a terra com antigamente. Para economizar custos, os insecticidas e herbicidas são pulverizados, refere o El País.
“Eles matam tudo, e se não há plantas, não há insectos. E se não há insectos, não há pássaros”, acrescenta Molina, referindo também que, “nas cidades, os ninhos destas espécies são abatidos devido aos seus excrementos, o que causa uma série de prejuízos, pois as andorinhas são forçadas a abandonar os seus locais preferidos para a reprodução”.
Segundo o El País, desde 2004 que têm desaparecido em Espanha, por ano, cerca de um milhão de andorinhas – de 30 milhões passaram para 20 milhões em 2014."
Publicado em 02 de Abril de 2014.

terça-feira, 1 de abril de 2014