sábado, 11 de outubro de 2014

Jornadas de Reflexão_APPBG

Programa
Professores querem aproximar avaliações externa e interna em Biologia e Geologia
 
A Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia (APPBG) defendeu hoje que a avaliação dos alunos nos exames nacionais deve aproximar-se dos resultados obtidos na escola.
"Existe uma diferença assinalável entre a avaliação interna dos alunos nestas áreas, promovida pelas escolas, e a avaliação externa dos alunos, através dos exames", disse à agência Lusa o vice-presidente da associação, Nuno Santos.
Este dirigente falava a propósito das Jornadas da Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia, subordinadas ao tema "Metas, programas e exames nacionais de Biologia e Geologia -- Tendências e perspetivas", realizadas hoje, em Coimbra.
No encontro, em que participaram 160 docentes de todos o país, foi discutida "a discrepância, talvez exagerada", entre a avaliação efetuada nas escolas e a avaliação externa, através dos exames nacionais, salientou.
Importa que haja "articulação entre programas e exames", defendeu Nuno Santos, realçando a importância de professores de Biologia e Geologia, autores dos programas e responsáveis pela avaliação externa terem discutido este assunto durante todo o dia.
Nos trabalhos, que decorreram no auditório do Colégio da Rainha Santa Isabel, intervieram o presidente do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), Hélder Dinis de Sousa, e o diretor-geral da Direção Geral da Educação, Fernando Egídio Reis, entre outros convidados.
O programa incluiu a discussão dos resultados de dois inquéritos aos professores, efetuados pela APPBG, sobre a aplicação dos programas de Biologia e Geologia e sobre os exames nacionais.
A associação está empenhada "em fazer diminuir a diferença" entre a avaliação interna e a avaliação externa dos alunos, o que a levou a organizar este primeiro encontro de reflexão.
"O diálogo com a tutela é a única forma de avançar, para que essa discrepância desapareça", afirmou Nuno Santos.

Jorge Bonito -Coordenador da equipa autoral das metas curriculares de C. Naturais do E. Básico
Fernando Egídio Reis, Diretor-Geral, Direção Geral da Educação
Isabel Paiva, Professora aposentada

"A crise matrimonial entre Programas e Avaliação é bem mais grave do que pensava", dizia  hoje, o presidente do IAVE, aos professores presentes. 
(Fotos mclameiras)

Comunicações das Jornadas -  aqui (APPBG)

Sem comentários:

Enviar um comentário