terça-feira, 28 de outubro de 2014

"Os peptídeos são um pouco como o esparguete..."

Investigadores descobrem como os micróbios constroem um poderoso antibiótico
CiênciaHoje
2014-10-27

"Pesquisadores relatam na revista Nature que fizeram um grande avanço na compreensão de como um poderoso antibiótico é feito na natureza. A descoberta resolve um mistério de décadas e abre novos caminhos de pesquisa em milhares de moléculas semelhantes, muitas dos quais são susceptíveis de serem clinicamente úteis.

Eles concentraram-se numa classe de compostos que inclui dezenas com propriedades antibióticas. A mais conhecida é a nisina, um produto natural do leite que pode ser sintetizado em laboratório e é adicionado aos alimentos como conservante. A nisina tem sido usada para combater patógenos de origem alimentar desde o final dos anos 1960."


ice cream spaghetti Os pesquisadores já conheciam a sequência do gene da nisina e eles podem ligar a cadeia de aminoácidos (chamada péptideo) que são codificados por esse gene. Mas o peptídeo sofre várias modificações na célula depois de ter sido feito, mudanças que lhe dão a sua forma final e função. Os pesquisadores têm tentado ao longo de mais de 25 anos entender como essas mudanças ocorrem.

Os peptídeos são um pouco como o esparguete, são muito flexíveis para fazer o seu trabalho ...",


continua aqui


Sem comentários:

Enviar um comentário