quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Implicações da expansão do Canal de Suez na biodiversidade marinha do Mediterrâneo

CienciaHoje 26/08/2015
por  João Canning-Clode *

 "Um dos mecanismos de transferência (vectores) mais importantes para a redistribuição de espécies marinhas no globo é o transporte marítimo, principalmente através das águas de lastro assim como através da incrustação em cascos de navios. Este último vector de introdução de espécies é conhecido por bio-incrustação e facilita o transporte de um leque vasto de organismos marinhos: esponjas, cracas, mexilhões, briozoários, anémonas ou algas. "
 ...
 Um factor que tem influenciado significativamente a história do transporte marítimo a nível global - e por conseguinte a história das invasões marinhas – foi a construção dos três grandes Canais de navegação marítima. O Canal de Suez no Egito foi aberto em 1869, ligando o Mar Vermelho ao Mar Mediterrâneo. Mais tarde, o Canal de Kiel foi inaugurado em 1895 estabelecendo ligação entre o Mar Báltico e o Mar do Norte.
Finalmente, depois de décadas de construção, em 1914 é aberto o Canal do Panamá permitindo a ligação entre dois grandes oceanos: Atlântico e Pacífico. Estes três Canais têm de facto facilitado a introdução de novas espécies em diferentes passagens, existindo mesmo diversos trabalhos científicos documentando muitas espécies que foram capazes de atravessar os referidos Canais.

Neste momento estão inventariadas 700 espécies introduzidas no Mediterrâneo, mas os investigadores acreditam que metade deste número entraram via Canal de Suez. Algumas destas espécies já causaram sérios problemas de ordem económica, ecológica ou mesmo de saúde pública, como por exemplo a medusa Rhopilema nomadica que forma grandes aglomerados afectando não só o turismo como também a pesca costeira.
Um outro exemplo é o peixe Lagocephalus sceleratus que pode causar problemas de saúde devido à presença nos seus órgãos internos de uma forte neurotoxina que pode provocar vómitos, paragens respiratórias, convulsões, coma ou até mesmo a morte.

Embora reconhecendo a importância que o Canal de Suez desempenha no comércio e economias mundiais, sendo vitais para uma sociedade moderna do século XXI, existem também acordos internacionais que reconhecem a implementação urgente de regras e práticas sustentáveis para minimizar o impacto e consequências a longo prazo da introdução de espécies não-indígenas. "

Ler artigo completo aqui
 
*MARE – Marine and Environmental Sciences Centre, Estação de Biologia Marinha do Funchal, Cais do Carvão 9000-107 Funchal, Madeira, Portugal.
Smithsonian Environmental Research Center, Edgewater, MD 21037, USA.


http://www.infoescola.com/hidrografia/canal-de-suez/







Canal de Suez  é uma via navegável artificial a nível do mar localizada no Egito, entre o Mediterrâneo e o Mar Vermelho. Permite que navios viajem entre a Europa e a Ásia Meridional sem ter de navegar em torno de África, reduzindo assim a distância da viagem marítima entre o continente europeu e a Índia em cerca de 7 mil quilômetros.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Canal_de_Suez

Sem comentários:

Enviar um comentário