quinta-feira, 13 de agosto de 2015

A partir de amanhã, começamos a viver acima das possibilidades da Terra


"Em pouco mais de oito meses, a humanidade consumiu os recursos renováveis que o planeta consegue produzir durante um ano. Assim, como explica a Global Footprint, começaremos já amanhã a delapidar as reservas da Terra.
Há 20 anos que a organização não-governamental ligada à conservação da natureza faz o cálculo: através de dados fornecidos pelas Nações Unidas, a ONG compara a pegada ecológica do Homem – que mede a exploração dos recursos naturais do planeta Terra pelo ser humano – com a capacidade do planeta de se regenerar, renovando os seus recursos e absorvendo os resíduos. Com todas as informações recolhidas, a Global Footprint determina o dia em que a exploração humana ultrapassa a chamada biocapacidade da Terra. Em 2015, esse dia assinala-se esta quinta-feira, 13 de Agosto.
Na verdade, como explica o Diário de Notícias, a data é cada vez mais precoce: em 2005, o homem começava a explorar as reservas do planeta só a partir de Setembro. Em 1975, os recursos renovados a cada ano terminavam apenas em Novembro... continua

Sem comentários:

Enviar um comentário