quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Contra o radão, arejar a casa!

"A mina da Freixiosa, localizada no distrito de Viseu, insere-se na ZCI. O seu enquadramento geológico está representado na Figura 1. Trata-se de uma pequena exploração de urânio subterrânea e a céu aberto, que cessou a sua atividade na década de 80 do século XX.
A mina encontra-se numa zona de granito, muito fraturado, com cerca de 305 a 278 Ma. Este tipo de rochas apresenta teores elevados de um isótopo instável de urânio (238U) que, após 14 etapas intermédias de decaimento radioativo, se transforma num átomo estável de chumbo (206Pb). Um dos elementos intermédios deste decaimento é o radão (222Rn), que é um gás denso, incolor e inodoro.
O radão circula no subsolo e infiltra-se nas casas através de fissuras nos pavimentos.
Nos distritos da Guarda e de Viseu, a concentração de radão no interior das habitações é, muitas vezes, mais elevada do que no exterior, sendo, por vezes, superior ao valor permitido na legislação."
in Biologia e Geologia-702 - 11.º Ano / 1.ª Fase 2015

http://provas.iave.pt/np4/home



http://www.pouparmelhor.com/praticas/o-perigo-do-radao/
 








































A propósito do radão:

 "Um familiar fez-me chegar às mãos o recorte de um artigo publicado há já algum tempo no jornal Terras da Beira, intitulado “Alta concentração de (rádio) radão na Guarda”. Lido o artigo, pareceu-me adequado discorrer sobre o tema, basicamente com três finalidades: fazer uma correcção de carácter técnico, esclarecer algumas questões de carácter científico e propor uma recomendação de carácter prático.
 continua aqui
foto

(A) O aparecimento de radão, num determinado local, está relacionado com a existência de urânio nesse local, o qual, por sua vez, aparece associado, em particular, a zonas geológicas de tipo granítico ou à utilização de materiais graníticos.
(B) Se uma casa for construída numa zona granítica, ou se as suas fundações forem em granito, ou se as paredes forem em granito, ou se for utilizada areia granítica nas fundações ou sob a forma de argamassa, então é muito provável que o radão apareça no interior dessa casa em concentrações mais ou menos elevadas, sobretudo ao nível de caves ou do piso térreo.
(C) O radão constitui um factor de risco para a saúde porque é um gás radioactivo, e porque, se existir em concentrações elevadas no ar que respiramos, pode ser nocivo para os pulmões.

Finalmente, a recomendação de carácter prático. "Se o leitor tiver uma casa que corresponda à descrição feita aqui, há uma medida preventiva simples que se impõe tomar: areje a casa, areje a casa o mais possível para a “libertar” do radão. Abra as janelas, faça circular o ar, deixe que o ar do exterior substitua o ar interior de sua casa. Com a simples renovação do ar, consegue-se normalmente fazer baixar a concentração de radão para níveis razoáveis. É claro que esta é uma medida preventiva de efeito imediato, mas ela não exclui, obviamente, o interesse de um aconselhamento específico junto de quem possa prestar apoio técnico-científico apropriado (consultar, por exemplo, o Laboratório Nuclear de Sacavém: http://www.itn.pt/sec/psr/pt_psr_ra.htm )."

Fonte:http://www.omirante.pt/noticia.asp?IdEdicao=53&idSeccao=564&id=80224&Action=noticia#.VcqD4-9RF8Q

Sem comentários:

Enviar um comentário