sábado, 23 de maio de 2015

Quadro em lousa/ardósia

Quadro em lousa pequeno
Alma Nostra
"Quadro em lousa/ardósia e madeira fabricado artesanalmente. Neste quadro de dupla face escreve-se com um ponteiro também de ardósia, o que o torna ideal para escrever recados Tão tradicional quanto ecológico."

"Ainda sou do tempo em que se usavam lousas na escola primária: um pedaço de ardósia, de forma quadrada ou retangular, dentro de um caixilho de madeira. Escrevíamos com um ponteiro, também de lousa, que se partia facilmente. Nada simples, para crianças de seis ou sete anos. E, embora fosse barato e a professora costumasse ter muitos, guardados num armário da sala de aula, torcia o nariz e havia sempre uma repreensão, quando tal acontecia."

"Também as lousas se partiam facilmente. Por vezes, ao abrir a pasta, no início da aula, dava-se com a lousa partida. E logo nela tínhamos feito o trabalho de casa! A lousa servia para os trabalhos de casa e para fazer exercícios de aritmética, por se poder apagar com facilidade o que lá se escrevia. Normalmente, com cuspo. Só depois de estar tudo direitinho, se copiavam os exercícios para o caderno, onde se escrevia com esferográfica, ou até com caneta de tina permanente. Assim nos ensinavam a sermos asseadas e a ter o caderno em ordem. "

e continua ... aqui no Andanças Medievais"
 
"Relativamente às lousas de que também fiz uso, acho que tanto nós como os nossos pais, fomos uns "sortudos". Tivemos i-pad's e i-pod's com as mesmas funções básicas e a um preço de longe mais acessível?! "

Isto é verdade!

in  http://andancasmedievais.blogspot.pt/2015/03/lousas-11-de-marco-e-verao-quente.html

Sem comentários:

Enviar um comentário