Património Geológico de Portugal
"O património geológico compreende as ocorrências naturais de elementos da geodiversidade – os geossítios – que possuem excepcional valor científico. Trata-se de locais onde os minerais, as rochas, os fósseis, os solos ou as geoformas possuem características próprias que nos permitem conhecer a história geológica do nosso planeta. Os geossítios, para além de terem um valor científico, podem igualmente ter um valor educativo e turístico, cujo uso sustentado deve ser promovido para usufruto da sociedade."
Os 300 geossítios mais importantes de Portugal estão reunidos num portal
| Vestígios da locomoção de trilobites no parque icnológico de Penha Garcia Carla Carvalho Tomás (arquivo) |
"Há sítios para todos os gostos: pegadas de dinossauros, falésias que mais parecem mil-folhas, com estratos por cima de estratos acumulados há milhões de anos, paisagens graníticas ou minas. São 300 os geossítios reunidos num novo portal que resultam do projecto Identificação, caracterização e conservação do património geológico: uma estratégia de conservação para Portugal, representando as paisagens geológicas portuguesas de maior importância." (fonte)
Proposta de Trabalho BG_11º1
"Caça aos Tesouros" Geológicos:
1- Granito orbicular de Couto do Osso, Peneda - Arcos de Valdevez) (nº19)2- Eolianitos da Fonte da Areia (Porto Santo) (nº15, 3)
3- Vulcão das Sete Cidades (Açores) (nº12 e 20)
4- Península do Baleal (nº4 e 9)
5- Paisagem protegida da Arriba fóssil da Costa da Caparica (nº 1 e 8)
6- Granito-Xisto na Serra de Freita (nº2 e 6)
7- Pedras Parideiras - Arouca (nº7)
- entre outras Fontes:
Como fazer um poster

Sem comentários:
Enviar um comentário