sábado, 31 de outubro de 2015

COGUMELOS SILVESTRES - Tipo de Nutrição

Cogumelos (Saprófitas) - Parque das Austrálias - Matosinhos
Chapéu (com esporos negros)e pé do cogumelo

Fungos Saprófitas sobre um tronco cortado ( Decompositores)

Os Cogumelos pertencem ao Reino Fungi e como tal são Heterotróficos por absorção.

Os diferentes processos de obtenção dos compostos orgânicos permitem considerar diferentes tipos de fungos, assim:

Decompositores ou Saprófitas

Fungos que obtêm energia, carbono e azoto diretamente da matéria orgânica morta. As hifas destes fungos libertam enzimas hidrolíticas que são lançadas para o substrato orgânico ocorrendo aí a digestão de moléculas complexas que o contituem. Decorre asim, uma digestão extracorporal. Durante a decomposição liberta dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera e repõe no solo minerais que as plantas poderão utilizar.
Sem a ação destes organismos e das bactérias decompositoras a matéria orgânica morta acumular-se-ia e esgotar-se-iam os recursos minerais no solo e de carbono atmosférico de que as plantas dependem para realizar a fotossíntese. Exemplos de fungos decompositores são os que se observam sobre os troncos de árvores em decomposição.

Parasitas

Fungos que colonizam organismos vivos, animais ou plantas, dos quais obtêm o alimento, com prejuízo para o hospedeiro. Os fungos parasitas são a causa de doença mais importante nas plantas (ex. tinta do castanheiro, míldio da vinha, etc) sendo também causadores de inúmeras doenças no Homem, tais como dermatomicoses, candidíase e endomicoses pulmonares e viscerais mais graves.


Simbiontes

Estes fungos vivem em estreita associação com outros organismos, sendo a relação benéfica para ambos. 
Os líquenes são associações entre um fungo e uma alga verde ou uma cianobactéria e são frequentemente os colonizadores de diversos habitats terrestres.
As micorrizas são associações entre fungos filamentosos do solo e as raízes das plantas. Os fungos desempenham um papel relevante na nutrição mineral das plantas, que, em contrapartida, lhes fornecem o alimento de que necessitam.

in Oficina de Identificação de Cogumelos Silvestres por Sara Barbosa (CMIA)

Sem comentários:

Enviar um comentário