sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Célula Vegetal - com cloroplastos (Fotossintética)


"Plant cell structure pt" por LadyofHats (Mariana Ruiz)

Os plastos são divididos em três grandes grupos: cloroplastos (organelos fotossintetizadores), cromoplasto (responsável pela pigmentação de certos frutos) e os leucoplastos (armazenam substâncias).

Os Cloroplastos são plastos que contêm clorofila, responsáveis pela fotossíntese. Só são encontrados em células expostas à luz.


ciclose é o movimento do citoplasma dentro de células vivas vegetais, levando os cloroplastos para a parte mais exterior do citoplasma para facilitar a captação da luz e calor vindos do meio externo.



Movimentos de ciclose em Elodea densa

(Aula prática 2015-10-10)

Os lisossomos são mais raros nas células vegetais. As células das sementes possuem lisossomos que, durante a germinação, digerem as substâncias nutritivas armazenadas.

(Os lisossomos são especializados na digestão intracelular. Eles são extraordinariamente diversos em forma e tamanho. Apresentam um conteúdo elevado de fosfatase ácidas e outras enzimas hidrolíticas. Atualmente são conhecidas em torno de 50 hidrolases lisossómicas, as quais são capazes de digerir a maioria da substâncias biológicas.)



Por outro lado, a parede celular, os cloroplastos e os grandes vacúolos são encontrados em células vegetais, mas não nas animais.



No entanto nas células vegetais jovens podem aparecer vários vacúolos que se vão unindo e  evoluindo para o vacúolo central representado na Figura (fonte)
















Sem comentários:

Enviar um comentário