segunda-feira, 13 de julho de 2015

Resultados dos Exames da 1ª FASE

IAVE tem uma explicação para uma das subidas mais altas de sempre a Matemática


"A subida de 2,8 valores na média nacional do exame de Matemática A foi tão surpreendente que o ministro da Educação, Nuno Crato, sugeriu ao Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) que procedesse a uma análise para verificar se tinha havido oscilações no grau de exigência desta prova, realizada por mais de 33 mil estudantes do 12º. Mas o instituto responsável pelos exames nacionais já tem algumas explicações para essa evolução, que atirou a média dos estudantes internos para os 12 valores, um dos resultados mais altos de sempre.

Num comunicado divulgado poucos minutos depois do primeiro comentário do Ministério da Educação, o conselho diretivo do IAVE também faz uma "nota especial" para os resultados de Matemática a e de Biologia e Geologia. Neste último exame também houve uma variação, para pior, de uma dimensão surpreendente (2,1 valores).

No caso de Matemática A, o IAVE lembra que, pela primeira vez, o exame inclui conteúdos do 10º ano, sendo esse um fator que "explica parcialmente a evolução positiva dos resultados, quando comparados com 2014".
Além disso, continua, o exame sofreu alguns ajustamentos, na sequência de "diversos  pareceres de especialistas, que incluem as entidades com assento no Conselho Científico, que consideraram que o peso que tinha vindo a ser atribuído ao cálculo era excessivo, que a prova deveria conter pelo menos um item de modelação matemática e mobilizar capacidades relacionadas com o conhecimento de conceitos e procedimentos, como já acontecera em diversas provas de anos anteriores".
Essas mudanças foram feitas e foi nesses "novos" exercícios que se "observou uma melhoria considerável dos resultados".

"Alunos erram perguntas básicas a Biologia e Geologia"

No caso da Biologia e Geologia, em que a média caiu de 11 valores para 8,9 valores, o IAVE afirma que a conceção do exame é "em tudo semelhante à de 2013 e 2014" (ver nota 1 e 2).

O que aconteceu neste caso será assim mais difícil de explicar e também mais preocupante, na interpretação do IAVE. "Verificou-se que os alunos não dominam conteúdos curriculares essenciais que foram avaliados em itens que apelavam sobretudo ao conhecimento e à compreensão simples de conceitos e cujos resultados ficaram aquém do que seria expectável"
(itens com “um resultado inferior ao expectável” são os itens 4., 5. e 7. do Grupo IV do exame deste ano.)

 Algumas notas esclarecedoras, entre outras:
nota 1 - Em 2015 as questões abertas passaram de 50 pontos para 65 pontos.
nota 2 - Em 2014 a média foi de 10,7 (Em 2013 foi de 8,1 ).  Ler aqui


nota 3 - Média do 11º1 foi de 12,2 (desvio 3,1!), as explicações são tantas...

Artigos relacionados:    

“Os exames não estão a gerar melhorias das aprendizagens”


Na véspera do início das provas nacionais, Hélder de Sousa, presidente do Instituto de Avaliação Educativa (Iave), espera uma melhoria nos resultados às disciplinas de Matemática A e Física e Química A.

Ler esta notícia completa aqui:
http://www.publico.pt/sociedade/noticia/os-exames-nao-estao-a-gerar-melhorias-das-aprendizagens-1698771.

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