quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015


Ao longo da visualização deste vídeo, será possível explorar e desmistificar algumas conceções
relacionadas com a evolução, tais como:


Desmistificar a conceção de que a evolução é uma adaptação dos seres vivos ao meio ambiente.

– Recordar as conceções de Lamarck.

– Confrontar as conceções de Lamarck com os atuais conhecimentos da genética.

– Recordar que as populações (detentoras de um determinado fundo genético) são as unidades evolutivas e não os indivíduos.

– Enfatizar que o conceito de sobrevivência depende da aptidão e não da força ou do tamanho, isto é, sobrevivem os mais aptos e não os mais fortes.

– Relacionar a maior aptidão com as variações das condições ambientais, isto é, um ser vivo detentor de um determinado conjunto de características pode ser mais apto num determinado meio, mas pouco apto ou mesmo inapto noutro meio. “A aptidão é o nível de adaptação de um organismo ao seu meio ambiente.”

– Explorar a ideia de que não é a sobrevivência que faz acontecer a evolução, mas sim a reprodução.

– Desmistificar a ideia de que os organismos que não se reproduzem não podem contribuir para o processo evolutivo. Estes organismos podem contribuir para o processo evolutivo desde que interfiram na reprodução diferencial de indivíduos aparentados (portadores de genes comuns).

– Desmistificar a ideia de que os genes têm intencionalidade de fazerem cópias de si mesmos.

– Explorar a ideia de que não existe nenhum mecanismo externo que selecione os genes que devem ser preservados e aqueles que devem ser eliminados. As mutações genéticas, que ocorrem ao acaso, levam a que os indivíduos apresentem fenótipos diferentes: “desenvolvem-se e comportam-se de formas diferentes”. Alguns desses fenótipos tornam os indivíduos mais aptos, permitindo que se reproduzam mais e, assim, mais cópias desses genes modificados são passados para as gerações seguintes.

– Referir que, segundo uma perspetiva darwinista/neodarwinista, não existe nenhum plano pré-determinado nem ideal para as estruturas ou organismos que vão surgir: “A evolução progride de forma cega, passo a passo, criando toda a biodiversidade existente”.

Sem comentários:

Enviar um comentário