sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

SISMO: HAITI vive um Inferno

Sismo de 7.3 graus Richter causa destruição nas Caraíbas
12 JAN 10 (Sol)
Um violento sismo de magnitude inicialmente estimada em 7.3 graus Richter derrubou vários edifícios na capital do Haiti e foi sentido em grande parte das Caraíbas, incluindo Cuba, Jamaica, as Bahamas e a
República Dominicana .
O alerta de tsunami, emitido na sequência do sismo que abalou o Haiti, manteve-se por pouco tempo. Segundo o Serviço Geológico Americano (USGS, sigla em inglês), os sismos causados por um movimento horizontal das placas tectónicas, neste caso entre as placas das Caraíbas e da América do Norte, têm muito menos probabilidades de originar um tsunami.



13.01.2010 - 11:25 Por PÚBLICO
O sismo de magnitude 7 na escala de Richter que atingiu o Haiti às 16h53 de ontem (21h53 de Lisboa) ocorreu em terra a cerca de dez quilómetros de profundidade.
Yann Kinger, especialista em movimentos tectónicos no Instituto de Física do Globo (IPG), explica que o sismo do Haiti aconteceu no limite norte da placa das Caraíbas, na zona de fronteira com a placa da América do Norte. O USGS ajuda a explicar o que aconteceu dizendo que a zona onde ocorreu o abalo é dominada por um movimento horizontal de deslizamento e compressão, com a placa das Caraíbas a mover-se em direcção a Este.

Ora, segundo o USGS, apenas cerca de dez por cento dos tsunamis são causados por sismos originados por um movimento horizontal. O maior risco acontece com os sismos gerados por subducção, ou seja, quando uma das placas desliza para debaixo da outra num movimento vertical.

Em todo o caso, os tsunamis causados por sismos originados por estes movimentos horizontais afectam, normalmente, apenas as regiões costeiras perto do epicentro, acrescenta o USGS.

De facto, pouco tempo depois do abalo, as autoridades emitiram um alerta de tsunami para a região. Havia a possibilidade de um tsunami local afectar as zonas costeiras num raio de cem quilómetros do epicentro. As regiões mais distantes registaram apenas ligeiras alterações do nível do mar ou na força das correntes costeiras. Segundo o USGS, Santo Domingo registou um aumento de 12 centímetros.

Mas à cautela, as autoridades cubanas evacuaram as zonas costeiras. Cuba, a 257 quilómetros do epicentro do sismo, sentiu o sismo.

Ver a infografias:
Sismo no Haiti
http://noticias.sapo.pt/multimedia/infografias/haitiquakeptl1401.html

O que se deve saber sobre terramotos
http://jn.sapo.pt/multimedia/infografia.aspx?content_id=1460836

Sem comentários:

Enviar um comentário