sábado, 16 de janeiro de 2010

Pássaros e jacarés respiram da mesma forma

Cientistas descobrem como os antepassados de ambos conseguiram sobreviver à extinção

Os jacarés e os pássaros respiram da mesma forma, através de uma estrutura pulmonar muito particular. O estudo da Universidade de Utah (Salt Lake City, EUA) agora publicado pela «Science» explica que o ar flui nas vias respiratórias destes répteis numa única direcção. Característica que se acreditava ser apanágio dos pássaros.

Este método de respiração pode ter permitido aos antepassados destes animais serem mais resistentes e dominarem a Terra depois da extinção massiva ocorrida há 251 milhões de anos.

3 comentários:

  1. Através de diversos procedimentos, incluindo certamente a técnica de anatomia comparada, chegou-se à conclusão que os jacarés e os pássaros, animais aparentemente diferentes, apresentam semelhanças anatómicas, as quais sugerem a existência de um ancestral comum.
    Esta estrutura pulmonar comum às duas espécies pode ser designada como uma estrutura análoga uma vez que, apesar de possuir uma origem embriológica diferente, desempenha a mesma função.
    Graças a esta evolução, tanto os pássaros como os jacarés sobreviveram a uma época em que o nível de oxigénio na atmosfera era muito reduzido.

    ResponderEliminar
  2. Pássaros e jacarés têm um passado comum relativamente recente. Quem nos sugere são exactamente as homologias, as estruturas pulmonares não são análogas mas sim órgãos homólogos, Rita! Estes só vêm somar a outros órgãos homólogos,como por exemplo, o coração dividido em quatro cavidades que os jacarés têm tal como as aves, apesar dos restantes réteis só terem três cavidades!

    ResponderEliminar
  3. Tem toda a razão, Professora. Penso que fiz confusão com os nomes das estruturas. A homologia, que refere, é resultado da selecção natural efectuada sobre os seres vivos que conquistaram meios ambientais diferentes (neste caso, o terrestre e o aéreo). Ocorre, portanto, uma evolução divergente em que uma ou mais populações relacionadas apresentam estruturas homólogas como consequência de diferentes pressões selectivas.

    ResponderEliminar