segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Por que razão as zebras têm riscas?


GreenSavers

http://rsos.royalsocietypublishing.org/content/2/1/140452#sec-2

A Natureza tem dezenas, centenas ou milhares de questões por resolver, em fase de descoberta ou que até ainda não sabemos que se irão colocar. No entanto, existe uma que, apesar de aparentemente pouco interessante, continua a deixar os cientistas confusos: por que razão têm as zebras riscas?
Até agora existiam três teorias: a da camuflagem, a da função social e a da higiene e bem-estar – afastar os insectos. Esta semana, porém, uma quarta teoria foi lançada à comunidade científica: as riscas das zebras são importantes para regular a temperatura dos animais.
O estudo já está disponível no site da Royal Society Open Science e não só faz sentido como está bem argumentado. Veja as quatro teorias existentes para as riscas das zebras.
1.Camuflagem
Muitos acreditam que o propósito das riscas é enganar os predadores. Durante o dia, elas criam uma ilusão para os leões, um dos principais predadores de zebras, “proibindo-os” de perceberem a sua velocidade, tamanho ou trajectória. Curiosamente, Charles Darwin achava esta teoria pouco provável, ainda que a base faça algum sentido.
2.Função social
As riscas são bonitas, pelo que podem ajudar as zebras a tomarem decisões sensíveis sobre acasalamento – e os machos têm riscas muito mais elaboradas que as fêmeas. Apesar de ser a mais romântica, esta teoria é pouco plausível.
3.Evitar mordidelas de insectos
Esta teoria afirma que a principal função das riscas é evitar as mordidas dos insectos parasitas, uma vez que as moscas evitam pousar nelas. A teoria tem ganho adeptos com o tempo. Um estudo recente sobre moscardos demonstrou que eles preferem pousar em cores uniformes e não em riscas.
4.Regulação térmica
É a nova teoria, que explica que as riscas pretas tornam-se mais quentes que as brancas, o que leva o ar a circular na pele do animal. O estudo aqui publicado demonstra que a temperatura “pode prever quais os padrões das riscas da zebra em todo o continente africano”.
Foto: Stig Nygaard / Creative Commons

>>>>>>>>>>>>>>>>>
Artigos relacionados:
Há três espécies de zebras:

  • Equus grevyi
  • Equus quagga
  • Equus zebra

  • As três pertencem ao género Equus, junto com outros equídeos vivos ( da família Equidae).

    1. Equus grevyi (Oustalet, 1882) – Zebra-de-grevy / Grevy’s Zebra
    2. Equus quagga (Boddaert, 1785), sinônimo: Equus burchelliiZebra-das-planícies ou zebra-comum / Plains Zebra or Burchell’s Zebra
    3. Equus zebra (Linnaeus, 1758) – Zebra-das-montanhas / Mountain Zebra

    Atualmente reconhecem-se seis subespécies da zebra-comum...
    ler mais aqui em Girafamania (visitado em 2015-01-26)

    Sem comentários:

    Enviar um comentário