segunda-feira, 27 de junho de 2011

Banco de Gorringe vai ser estudado pela Oceana

Organização internacional quer investigar montanhas e canhões submarinos


2011-06-22
CienciaHoje


Banco de Gorringe está ao largo do Cabo de São Vicente

A organização internacional de conservação marinha Oceana vai estudar montanhas submarinas e a sua biodiversidade em águas portuguesas, na região do Banco de Gorringe, ao largo do cabo de São Vicente, com o apoio do Governo e cientistas portugueses.

"Com a ajuda de um robot submarino (ROV), serão documentados locais pouco explorados do Mediterrâneo e do Atlântico, como o Banco de Gorringe em Portugal", anunciou hoje a Oceana, depois da partida de Valência da embarcação que vai levar os investigadores e que deverá chegar ao Algarve na segunda-feira. Será Portimão o ponto de encontro dos cientistas, antes de entrarem no barco para iniciar a operação de investigação.
"A Oceana colaborará com o Governo português e partilhará conhecimentos com cientistas das Universidades dos Açores e do Algarve", salienta a organização. Durante dois meses, a expedição vai percorrer as águas do Atlântico português e do Mediterrâneo para estudar montanhas e canhões submarinos, ambientes que, apesar da rica biodiversidade, estão pouco explorados devido à sua profundidade e complicada orografia.
O Banco de Gorringe, "uma montanha escassamente explorada que aloja uma enorme biodiversidade", já foi estudado pelos cientistas da Oceana, em 2005, mas será agora documentada em "profundidades intermédias", explica a organização.
“As montanhas submarinas e os canhões concentram uma elevada biodiversidade”, segundo Ricardo Aguilar, director de Investigação da Oceana Europa e líder da expedição. “Proporcionam um substrato duro no qual se fixam numerosas espécies que servem de habitat e alimentação a muitos organismos e, ao mesmo tempo, geram mudanças nas correntes oceânicas e o levantamento de nutrientes que atraem espécies de interesse comercial e outras muito vulneráveis, como os cetáceos", explicou ainda.
Conhecê-los é um primeiro passo para definir medidas de protecção adequadas para a conservação da biodiversidade e que permitam também um ambiente seguro para a reprodução de espécies de interesse pesqueiro.
O Banco de Gorringe é constituído por dois montes submarinos, o Gettysburg e o Ormonde, situa-se a 120 milhas marítimas a oeste-sudoeste do Cabo de São Vicente, e tem 200 quilómetros de comprimento e 80 quilómetros de largura.

Sem comentários:

Enviar um comentário