quinta-feira, 3 de março de 2011

Três raros tigres brancos nasceram em Lisboa

Conservar as espécies aumentando o índice de reprodução

O tigre-branco, um dos animais mais raros da natureza. (Crédito: Carlos Moita Pedroso)
2011-03-01
CienciaHoje

Três novos tigres-brancos, um dos animais mais raros e admirados na natureza nasceram no Jardim Zoológico de Lisboa. Estima-se que existam apenas entre cem e 130 tigres-brancos no planeta e todos eles se sob cuidados humanos. Em Portugal, com o nascimento destas novas crias, existem cinco.
O espaço mantém-se empenhado na conservação das espécies, aumentando o índice de reprodução que já é um dos mais elevados da Europa. Só em 2010 nasceram, em Lisboa, 113 animais de 47 espécies diferentes.
Há quem pense que são albinos; no entanto, os tigres-brancos não o são, nem representam uma subespécie de tigres, mas sim o resultado da expressão de um gene recessivo, quando ambos os progenitores são portadores do gene responsável pela cor clara da pelagem. A sua coloração é mais intensa no Inverno, como uma adaptação ao frio, fazendo sobressair os olhos azuis, o nariz rosado e o fundo branco cremoso com listas castanhas.


Os tigres-brancos são mais activos no crepúsculo e durante a noite. Caçam por emboscada e dependem mais da visão e da audição do que do olfacto. São solitários (excepto durante a época de acasalamento) e territoriais. A cor clara da pelagem não é concordante com a estratégia de caça por emboscada, que assenta na camuflagem, e compromete a sobrevivência destes animais no estado selvagem a ponto de, actualmente, só existirem sob cuidados humanos desenvolvendo hábitos próprios dessa condição. Os Tigres machos podem, em média, medir 2,50 metros, ter 90 centímetros de altura e pesar mais de 200 quilos. As fêmeas são ligeiramente mais pequenas e leves. Os tigres podem viver cerca de 20 anos, embora em cativeiro e com bons cuidados alimentares possam viver um pouco mais.O período de gestação destes animais é de 102 a 112 dias, após os quais nascem geralmente duas a três crias. Os filhotes são amamentados por três a seis meses e acompanham a mãe durante dois a três anos, aprendendo as técnicas de caça necessárias à sua sobrevivência futura como adultos solitários. Devido à sua pelagem de cor branca que não lhe confere a camuflagem adequada à sua sobrevivência no estado selvagem, os tigres-brancos foram, durante séculos, alvo da caça furtiva que levou à sua extinção na natureza.

O estatuto de conservação dos Tigres-brancos não está avaliado pela União Internacional para a Conservação da Natureza. São animais muito raros que não existem em estado selvagem, por isso, a reprodução destes animais em cativeiro, é fundamental para a sua sobrevivência.

Para celebrar o nascimento das três crias, o espaço promove o passatempo infantil “Um tigre, dois tigres, três tigres. Diz lá outra vez e começa a história por 'Era uma vez...”. Para participar neste passatempo, as crianças terão de escrever uma história original e criativa sobre as três novos tigre-brancos e enviar o texto para o Jardim Zoológico, até ao dia 27 de Março.

Sem comentários:

Enviar um comentário